Confira os filmes com temática LGBT do Festival de Sundance 2018

No dia 18 de janeiro, na cidade de Park City, no estado americano de Utah, tem início o Festival de Sundance, que abre a temporada dos principais festivais internacionais de cinema. Considerado o maior dos EUA de produções independentes, é o pontapé inicial para muitos filmes. Em 2017, por exemplo, estiveram presentes dois longas com temática LGBT que se tornaram grandes sucessos ao longo do ano: Me chame pelo seu nome e God's own country. E na edição de 2018, a participação de filmes com personagens LGBT está ainda mais expressiva. Veja os destaques e conheça um pouco mais dessa cidade dos EUA!

Lizzie - Imagem: Divulgação

Lizzie: baseado na história verídica de Lizzie Borden, acusada e absolvida do assassinato a machadadas de seu pai e sua madrasta em 1892 em Massachussets. Este tenso thriller psicológico nos traz o retrato de uma mulher complexa, pungente e assustadora e mostra seu vínculo íntimo com a jovem empregada doméstica da família, a irlandesa Bridget Sullivan. No elenco, grandes nomes, como Kristen Stewart, além de Chloë Sevigny e Denis O'Hare, de American Horror Story.

The catcher was a spy - Imagem: Divulgação

The Catcher Was a Spy (O receptor era um espião, em tradução livre): baseado em fatos reais, este longa conta a história de Moe Berg, jogador profissional de basebol, interpretado por Paul Rudd (o marido da Phoebe em Friends), que vive uma vida dupla trabalhando para a Agência de Serviços Estratégicos. Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou como oficial de inteligência, viajando em missão para diversas localidades e ajudando os EUA a vencer a corrida contra a Alemanha na construção da bomba atômica.

The Happy Prince - Imagem: Divulgação

The Happy Prince (O príncipe feliz, em tradução livre): dirigido e estrelado por Rupert Everett, aquele d'O casamento do meu melhor amigo e um dos primeiros gays assumidos de Hollywood, este longa conta os últimos dias de Oscar Wilde. Condenado a dois anos de prisão por sua homossexualidade, este importante escritor inglês contemplou sua liberdade por apenas três anos antes de vir a falecer. Seus últimos pensamentos e lembranças formarão um retrato dos seus últimos dias.

Skate Kitchen - Imagem: Divulgação

Skate Kitchen: Camille, uma adolescente solitária da periferia novaiorquina, muda radicalmente sua vida quando faz amizade com um grupo feminino de skatistas, conhecido como The Skate Kitchen. À medida que se insere mais profundamente nessa subcultura de Nova York, começa a entender o verdadeiro significado de amizade e pertencimento e a descobrir melhor a si mesma.

Don't worry, he won't get far on foot - Imagem: Divulgação

Don’t worry, he won’t get far on foot (Não se preocupe, ele não vai chegar longe a pé, em tradução livre): este novo longa de Gus Van Sant, grande homenageado do último Festival Mix Brasil, é baseado nas memórias de John Callahan, que, aos 21 anos, sofreu um grave acidente de carro que o levou para a cadeira de rodas. O filme segue sua jornada para superar este desafio e abraçar sua nova vida, lutando contra suas limitações físicas para realizar seu sonho de ter uma carreira artística.

A kid like Jake - Imagem: Divulgação

A kid like Jake (Uma criança como Jake, em tradução livre): dirigido pelo diretor trans Silas Howard, que também dirigiu a segunda temporada da série Transparent, este longa conta a história de Alex (Claire Danes, da série Homeland) e Greg Wheeler (Jim Parsons, o Sheldon de The Big Bang Theory), casal que tem grandes expectativas em relação ao filho Jake, uma brilhante e precoce criança de quatro anos que prefere Cinderela à GI Joe. Na véspera do ciclo de admissão do filho para o jardim de infância, os dois são obrigados a confrontar preconceitos e ver o que é melhor para Jake e para eles.

O mau exemplo de Cameron Post - Imagem: Divulgação

O mau exemplo de Cameron Post: uma jovem adolescente não faz ideia dos caminhos difíceis que estão por vir. Em 1993, em um baile de formatura, foi pega beijando a rainha da festa por sua tia ultraconservadora, e uma atitude drástica foi tomada: a garota foi enviada, contra sua vontade, para uma espécie de centro de conversão para jovens homossexuais. Baseado no aclamado e controverso romance homônimo da escritora estadunidense Emily Danforth.

Festival de Sundance - Imagem: Site oficial

Em entrevista à Variety, John Cooper, o diretor do festival, destacou essa presença mais expressiva de temáticas mais contemporâneas. "Uma das coisas que observamos neste ano foi a consciência contínua - pelo público, indústria e imprensa - da necessidade de vozes e pontos de vista alternativos neste meio. Isso tem sido uma marca do cinema independente, mas realmente o aumento no número de histórias pessoais (daqueles que não tinham voz antes) foi o que mais notamos ao longo dos últimos anos ao programar o festival." E para mais informações sobre Sundance, que rola entre os dias 18 e 28 de janeiro, é só acessar aqui o site oficial.

Park City - Imagem: Visit Park City

Mas além de Sundance, o que Park City tem a oferecer ao viajante LGBT? É uma charmosa cidade com estações de esqui! Todos os anos rola o Elevation Utah, a semana gay de esqui de Utah! Na verdade são apenas 4 dias e este ano vai ser entre 22 e 25 de fevereiro. O evento reúne LGBTs que gostam de esquiar e ferver! Para mais informações, é só acessar aqui o site oficial.

Elevation Utah - Imagem: Site oficial

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook