Curte couro? Conheça a cena leather e seus principais eventos pelo mundo

Em linhas gerais, a cena leather representa o uso de roupas e acessórios de couro preto, como jaquetas, botas, quepes, suspensórios, sungas, entre outros, para um fim erótico e/ou sexual. Embora esteja mais visível na comunidade gay, não é exclusiva desse grupo. E apesar de muitas vezes também estar associada com práticas de BDSM ('bondage', dominação, sadismo, masoquismo), pode representar simplesmente um desejo de reforçar a masculinidade ou o poder sexual, a paixão pelas motocicletas e pela independência, ou apenas um fetiche em relação ao couro. Mas como tudo isso começou?

Sapeca na cena leather

A subcultura leather surgiu após a Segunda Guerra Mundial, tendo como base a cultura motociclista que havia se desenvolvido à época e que representava um descontentamento com a cultura 'mainstream' americana e seu conservadorismo. O filme O Selvagem, de 1953, ilustra bem essa cultura dos motociclistas. Jovens de vários cantos, deslocados e rebeldes, querendo provocar para mostrar que eram durões, indo de um lugar a outro atrás de combustível, cerveja e diversão.

Motociclistas no filme O Selvagem - Imagem: Divulgação

O filme foi estrelado por Marlon Brando. Seu personagem, líder de uma gangue de motociclistas, sempre vestindo jaqueta de couro, quepe e luvas, promovia a imagem de um homem viril, rebelde, livre e independente, influenciando, assim, dezenas de pessoas. Entre elas, muitos gays que queriam se dissociar da imagem de homossexual efeminado muito difundida no cinema e no teatro.

Marlon Brando no filme O Selvagem - Imagem: Divulgação

Assim, surgiram em Los Angeles os primeiros bares voltados para o público motociclista gay, o Satyrs e o Oedipus, abertos, respectivamente, em 1954 e 1958, em funcionamento até hoje. Mais tarde, em 1972, foi publicado o livro The Leatherman's Handbook, de Larry Townsend, um guia sobre a cultura leather e sadomasoquista underground dessa época que se tornou um clássico e contribuiu para que essa subcultura se tornasse mais conhecida no meio gay.

Capa do livro The Leatherman's Handbook, de Larry Townsend.

E não podemos nos esquecer também de um romance publicado em 1970 que retratava essa subcultura: Cruising, de Jay Green. Nele, um policial disfarçado estava atrás de um assassino de homossexuais no ambiente underground dos bares sadomasoquistas gays de Nova York. Dez anos depois, em 1980, o livro virou um filme, Parceiros da Noite. Estrelado por Al Pacino e causando bastante polêmica, o longa também contribuiu para difundir os aspectos da subcultura de couro para um público ainda maior.

Cena do filme Parceiros da Noite - Imagem: Divulgação

Posteriormente, a estética homossexual do couro foi incorporando outros elementos, como os uniformes de militares e policiais, por exemplo. E a grande influência para isso veio da Europa, com os desenhos de Tom of Finland, que sentia um grande fetiche pelas jaquetas de couro usadas pelos aviadores alemães. Além disso, em seus desenhos, observamos homens com corpos musculosos, reforçando a associação do couro com os atributos de força e poder.

Desenho de Tom of Finland - Imagem: Tom of Finland Foundation

Na Europa, a subcultura leather também floresceu com vigor em algumas cidades europeias, como Amsterdã e Berlim. Foi na capital alemã, aliás, que surgiu, em 1975, um dos maiores eventos fetichistas da Europa, o "Easter Berlin". E já que estamos falando de eventos, quer saber quais são os principais que rolam pelo mundo? Ah, mas antes, outra curiosidade: sabia que existe a bandeira do Orgulho Leather? Pois é! Ela foi criada em 1989 por Tony DeBlase durante a competição internacional de Mr. Leather em Chicago. Mas ele não quis explicar seu simbolismo, deixando a interpretação por conta dos observadores.

Bandeira do Orgulho Leather criada por Tony DeBlase

E então, o que achou? Fofo o coração, né? <3
Bom, mas vamos ao que interessa! Confira abaixo os principais eventos da cena leather que rolam pelo mundo!

Leather & Fetish Pride Belgium 

Realizado em Antuérpia, uma das cidades mais importantes da Bélgica, é um dos principais eventos da Europa. Este ano será entre os dias 21 e 26 de fevereiro. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial ou aqui a página no Facebook.

Easter Berlin

O maior evento 'leather' fetichista da Europa leva esse nome pois acontece no fim de semana da Páscoa! Esse ano, portanto, será entre os dias 28 de março a 3 de abril. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial.

Easter Berlin - Imagem: Site oficial/Divulgação

Torremolinos Leather & Fetish

Torremolinos é um destino gay-friendly na costa sul da Espanha, ao lado de Málaga. E esta é outra opção para curtir a Páscoa deste ano, pois será realizado entre os dias 29 de março e 1º de abril. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial ou aqui a página no Facebook.

Sleazy Madrid

Ainda na Espanha, mas em sua agitada capital Madri, um dos mais importantes eventos de fetiche gay do sul da Europa é o Sleazy Madrid. Esse ano será entre os dias 26 abril e 2 de maio. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial ou aqui a página no Facebook.

Paris Fetish

Esse é um dos principais eventos fetichistas da França. Realizado em Paris, esse ano será entre os dias 24 e 27 de maio. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial ou aqui a página no Facebook.

Paris Fetish - Imagem: Site oficial/Divulgação

Fetish Week London 

Na Inglaterra, um dos principais para o público leather e fetichista é o Fetish Week London. Esse ano será entre os dias 8 e 15 de julho. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial.

Folsom Europe

Realizada em Berlim, a Folsom Europe é um dos maiores eventos de fetiche gay da Europa. Seu primeiro ano foi em 2003, quando trouxeram o mesmo conceito do evento de São Francisco para o solo europeu. A edição desse ano será entre os dias 5 e 9 de setembro. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial ou aqui a página no Facebook.

Folsom Street Fair

Sem dúvida, o maior evento leather do mundo! Acontece anualmente em São Francisco, nos EUA, com a participação de cerca de 400 mil entusiastas da estética leather. Esse ano será no dia 30 de setembro. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial ou aqui a página no Facebook.

Folsom Street Fair - Imagem: Site oficial/Divulgação

Amsterdam Leather Pride

Maior evento leather da Holanda, em Amsterdã! Este ano vai ser entre os dias 26 e 28 de outubro. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial ou aqui a página no Facebook.

Fetish Pride Italia

Evento anual da associação Leather Club Roma no primeiro fim de semana de dezembro na capital italiana. Esse ano, portanto, entre os dias 7 e 9 de dezembro. Para mais informações, só acessar aqui o site oficial.

E, em breve, post sobre a cena leather no Brasil! ;)

Comentários

  1. Muito interessante a sua postagem! Parabéns pela clareza, pelas ilustrações e a sequência dia dos eventos!
    Um abraço, Dom Barbudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Dom Barbudo!! Fico feliz que tenha gostado!!
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook