Confira os filmes com temática LGBT da Berlinale 2018

Entre os dias 15 e 25 de fevereiro, Berlim recebe um dos principais festivais de cinema do mundo, a Berlinale! Se você tiver a chance de estar na capital alemã durante esses dias, maravilha! Além de curtir uma cidade supervibrante, vai poder assistir a vários filmes interessantes! Porém, se esse infelizmente não for o seu caso, mas, no entanto, você é uma pessoa cinéfila curiosa pelos novos lançamentos, aqui vai a lista dos longas que concorrem ao Teddy Award, prêmio dado ao melhor filme com temática LGBT do festival! Ah, e esse ano, dois brasileiros estão na disputa: Bixa Travesty e Tinta Bruta. Confira!

Bixa Travesty - Imagem: Divulgação

Bixa Travesty: o corpo político da cantora transexual negra Linn da Quebrada é a força motriz desse documentário de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, mostrando-a em sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco acachapante, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.

Tinta Bruta - Imagem: Divulgação

Tinta Bruta: enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam. Escrito e dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, os mesmos do longa Beira-Mar.

Obscuro Barroco - Imagem: Divulgação

Obscuro Barroco: embora não seja brasileiro, este poético documentário da diretora grega Evangelia Kranioti tem como protagonista uma emblemática travesti do Rio de Janeiro: Luana Muniz. Falecida em 2017, foi um dos grandes ícones da Lapa, zona boêmia carioca. No filme, Luana passeias pelas ruas do Rio, cidade de extremos, com conflitos políticos, máscaras de carnaval e corpos sem definições claras de gênero. Ah, vale mencionar que Luana também já foi retratada em outro documentário, Luana Muniz - Filha da Lua, de Rian Córdova e Leonardo Menezes, destaque ano passado no Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema e no Mix Brasil.

Marylin - Imagem: Divulgação

Marylin: nesta coprodução argentina-chilena, temos a história de Marcos, um adolescente de dezessete anos que assume o emprego do seu falecido pai na fazenda da família. Quando está sozinho em casa, o menino se traveste com as roupas de sua mãe e é apelidado de Marlyn por outros meninos da cidade, desenvolvendo sua sexualidade em um ambiente hostil.

Las Herederas - Imagem: Divulgação

Las Herederas (As herdeiras, em tradução livre): é a história de uma mulher com boa posição social, que havia herdado dinheiro suficiente para viver comodamente. Mas, aos 60 anos de idade, percebe que esse dinheiro herdado já não é suficiente. Essa nova realidade altera o equilíbrio imaginário em que vivia e a empurra a transformar um mundo que até então havia permanecido imóvel. Trata-se do primeiro longa paraguaio a competir na Berlinale. E é uma coprodução com Brasil, Uruguai, Noruega e Alemanha.


Don't worry, he won't get far on foot - Imagem: Divulgação

Don’t worry, he won’t get far on foot (Não se preocupe, ele não vai chegar longe a pé, em tradução livre): este novo longa de Gus Van Sant, grande homenageado do último Festival Mix Brasil, é baseado nas memórias de John Callahan, que, aos 21 anos, sofreu um grave acidente de carro que o levou para a cadeira de rodas. O filme segue sua jornada para superar este desafio e abraçar sua nova vida, lutando contra suas limitações físicas para realizar seu sonho de ter uma carreira artística. O longa já passou também pelo Festival de Sundance.

The Happy Prince - Imagem: Divulgação

The Happy Prince (O príncipe feliz, em tradução livre): dirigido e estrelado por Rupert Everett, aquele d'O casamento do meu melhor amigo e um dos primeiros gays assumidos de Hollywood, este longa conta os últimos dias de Oscar Wilde. Condenado a dois anos de prisão por sua homossexualidade, este importante escritor inglês contemplou sua liberdade por apenas três anos antes de vir a falecer. Seus últimos pensamentos e lembranças formarão um retrato dos seus últimos dias. O longa também passou pelo Festival de Sundance.

Retablo - Imagem: Divulgação

Retablo (Retábulo, em tradução livre): neste longa peruano, temos a história de Segundo Paucar, um garoto de 14 anos que está sendo treinado por seu pai, um mestre de retábulos em um vilarejo nas montanhas peruanas, para continuar com o legado da família. A caminho de uma festa patronal, Segundo vê por acaso algo que seu pai está fazendo que faz seu mundo desmoronar. Em um ambiente tradicional e conservador, Segundo tentará conviver em silêncio com tudo que está acontecendo.

Garbage - Imagem: Divulgação

Garbage (Lixo, em tradução livre): este filme indiano do diretor Q gira em torno de duas mulheres expostas a diferentes formas de opressão. Uma delas foi acorrentada na parede de um apartamento e está sendo mantida como escrava na casa do taxista Phanishwar, que um dia conhece a jovem Rami. Esta teve que se esconder depois que um vídeo de sexo onde aparece, filmado sem seu consentimento, se tornou viral na internet. Phanishwar vira então seu motorista, enquanto secretamente a observa online.

Hojoom - Imagem: Divulgação

Hojoom (Invasão, em tradução livre): neste filme iraniano de Shahram Mokri, a polícia se prepara para realizar a reconstrução do assassinato de Saman em um estádio, mas pessoas próximas da vítima não parecem muito dispostas a colaborar com a polícia. O principal suspeito do crime é Ali. Enquanto isso, um longo eclipse solar se inicia e uma doença misteriosa começa a se espalhar rapidamente.

L'Animale - Imagem: Divulgação

L'Animale (O Animal, em tradução livre): este longa austríaco é sobre as forças contraditórias que norteiam nossas vidas: desejo, paixão e razão. Na história, a jovem Mati e seu grupo de amigos do sexo masculino, sempre em suas bicicletas, intimidam o bairro e assediam as meninas. Mas quando seu amigo mais próximo, Sebastian, se apaixona por ela e sua inimiga Carla inesperadamente se torna uma amiga, Mati corre o risco de perder sua posição de destaque entre seus amigos do sexo masculino. Enquanto isso, seus pais têm uma decisão a tomar: o que é mais importante, as aparências ou a realidade?

High Fantasy - Imagem: Divulgação

High Fantasy (Alta Fantasia, em tradução livre): durante uma viagem em um acampamento na zona rural da África do Sul, um grupo de amigos acorda com os corpos trocados. O choque é imenso, especialmente considerando o atrito que já existia antes do evento inexplicável não só entre as três jovens e Thami, o único homem, mas também entre Lexi, que é branca, e Xoli, quem é negra. Conflitos sintomáticas da agitação social da "Nação Arco-íris", décadas após o fim do apartheid.

Game Girls - Imagem: Divulgação

Game Girls (Garotas do Jogo, em tradução livre): este documentário acompanha a história de amor entre Teri e Tiahna no mundo imprevisível e caótico de Skid Row, bairro de Los Angeles conhecido como a "capital dos sem-teto dos Estados Unidos". Um dilema eleva as tensões entre as duas: enquanto Tiahna está resignada à sua vida cotidiana de pequenos tráficos nas ruas de Skid Row, Teri está animada com um poderoso desejo de sair dessa vida. Com outras mulheres, as duas participam toda semana de um workshop de expressão artística, lugar de reflexão, sonho e cura. O amor delas sobreviverá à violência do passado e do presente ambiente?

Shakedown - Imagem: Divulgação

Shakedown: este documentário é um retrato da cena underground dos clubes de striptease para lésbicas negras em Los Angeles. Centrado em uma festa semanal dos anos 80 chamada Shakedown, o filme mostra as relações pessoais e profissionais entre as dançarinas e as organizadoras.

Yours in Sisterhood - Imagem: Divulgação

Yours in Sisterhood: documentário baseado nas cartas enviadas à revista feminista americana Ms. Magazine entre 1972 e 1980. Escritas por mulheres, homens e crianças de todas as idades, de todo o país e de todos os tipos de orientação sexual, religião, política, raça e etnia, e abraçando questões individuais, revelações quentes e lutas políticas, as cartas descrevem histórias comoventes de divórcio, aborto, estupro e discriminação. Coletivamente, formam uma enciclopédia dos anos 70 e do movimento feminista.

The Silk and the Flame - Imagem: Divulgação

The Silk and the Flame (A seda e a chama, em tradução livre): este documentário retrata uma família durante o Ano Novo Chinês. Yao, um bem-sucedido homem de negócios em Pequim, foi embora de casa cedo e agora, de meia-idade, retorna para enfrentar os demônios do passado e lidar com os desejos de seu pai.

Mes Provinciales - Imagem: Divulgação

Mes Provinciales (Meus provincianos, em tradução livre): neste longa francês, temos a história de Étienne, jovem de Lyon que se muda para Paris para estudar cinema na universidade. Lá conhece Mathias e Jean-Noël, que nutrem a mesma paixão que ele. Mas o ano vai passando e mexendo com suas ilusões.

Tuzdan kaide - Imagem: Divulgação

Tuzdan kaide (O pilar de sal, em tradução livre): neste longa turco, uma mulher reclusa na casa dos trinta leva uma vida congelada no tempo em uma espécie de caverna. Em suas raras viagens para a cidade, conversa com uma remadora assombrada por demônios e procura sua irmã gêmea nas esquinas desertas da cidade. Nesta jornada em que tempo e espaço estão deslocados, o mesmo sonho é contado sistematicamente.

Para Aduma - Imagem: Divulgação

Para Aduma (Vaca vermelha, em tradução livre): uma jovem israelense passa a questionar os valores patriarcais de seu pai, um religioso cujo nacionalismo parece cada vez mais descontrolado, quando se descobre apaixonada por uma menina e decide iniciar um relacionamento com ela.

Touch Me Not - Imagem: Divulgação

Touch Me Not (Não me toque, em tradução livre): o filme da diretora romena Adina Pintilie é uma investigação pessoal que questiona as ideias preconcebidas que temos sobre intimidade como um aspecto fundamental da existência humana. Explorando, para além dos tabus, o papel essencial que a intimidade desempenha no desenvolvimento humano, visa abrir novas perspectivas, educar, promover a tolerância e a liberdade de expressão, criar um espaço de auto-reflexão, provocando o espectador a reavaliar suas próprias ideias sobre intimidade.

River's Edge - Imagem: Divulgação

River's Edge (Margem do rio, em tradução livre): baseado no mangá de Kyoko Okazaki, este longa japonês acompanha dois amigos de escola que descobrem um cadáver na beira do rio e fazem disso seu segredo compartilhado. Ambientado em Tóquio de 1994, o filme é um retrato social de uma geração afetada pelo colapso do boom econômico japonês.

Malambo, el hombre bueno - Imagem: Divulgação

Malambo, el hombre bueno (Malambo, o homem bom, em tradução livre): um dançarino de Malambo, dança folclórica tradicional argentina, prepara-se durante toda a sua vida para o torneio. Mas ganhar significa o seu fim. Os vencedores não podem mais competir, devem se aposentar. Só lhes resta treinar outros dançarinos para o mesmo desafio. É uma obra de ficção sobre a experiência de alguns bailarinos de Malambo.

Escape From Rented Island: The Lost Paradise of Jack Smith - Imagem: Divulgação

Escape From Rented Island: The Lost Paradise of Jack Smith (Fuga da ilha alugada: o paraíso perdido de Jack Smith, em tradução livre): o cineasta, ator, performer e pioneiro do cinema underground americano Jack Smith deixou para trás uma série de gravações de áudio que fez ao longo dos anos 70 e 80, que revela muito de suas ideias sobre arte, cinema, política e vida. Algumas dessas gravações são leituras em voz alta de seus escritos, outras são documentações de sua performance e outras são improvisações sobre determinados temas. O diretor Jerry Tartaglia selecionou as mais ousadas e envolventes e juntou com imagens de filmes de Smith e fotografias que ilustrassem suas ideias para realizar este documentário.

Cartaz do Teddy Award - Imagem: Divulgação

Além destes longas, estão participando os seguintes curtas: Contra-Internet - Jubileu 2033Evidentiary BodiesJe fais où tu me dis, JuckOnde o Verão Vai (episódios da juventude), Pop RoxT.R.A.P. e Three Centimetres. Como podemos observar, o festival traz um bom panorama do que está sendo feito ao redor do mundo. E se você tiver a sorte de estar em Berlim, no dia 23 de fevereiro, pode participar da Cerimônia de Premiação e da Festa de Backstage, esse ano com a presença da artista Linn da Quebrada! Há também algumas mesas de debate, os "Teddy Diversity Talks". Para mais informações, é só clicar aqui na página do Teddy ou aqui na página da Berlinale. Bons filmes! ;)

Ah, e se quiser conhecer lugares interessantes de Berlim, dá uma olhada nesse post aqui.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook