Confira os filmes com temática LGBT do Festival de Cannes 2018

Entre os dias 8 e 19 de maio, mais uma edição do glamouroso festival de cinema francês é realizada na charmosa cidade de Cannes, na Riviera Francesa. Este ano o número de longas com temática LGBT dobrou em relação ao ano anterior. Serão 15 produções disputando o Queer Palm, prêmio dado ao melhor filme com questões relacionadas ao universo LGBT. No ano passado, o grande vencedor foi 150 batimentos por minuto. Quem será que vai levar esse ano? Confira a lista!
 
Sorry Angel - Imagem: Divulgação

Sorry Angel (Plaire, aimer et courir vite (Sorry Angel)): neste novo longa do diretor francês Christophe Honoré (de Metamorfoses, Canções de Amor, Homem no Banho, entre muitos outros), a história é ambientada nos anos 90. Arthur, jovem estudante de Rennes, vê sua vida mudar completamente quando conhece Jacques, um escritor e dramaturgo que vive em Paris com seu filho pequeno. Os dois vivem uma história em um período complicado, mas a vida continua, apesar de todas as adversidades.

Whitney - Imagem: Divulgação

Whitney: trata-se do primeiro documentário autorizado pelos herdeiros da cantora sobre a vida e a carreira dessa grande diva da música, realizado por Kevin Macdonald. Contém cenas do passado da artista, faixas inéditas e imagens nunca vistas, além de performances ao vivo gravadas ao longo de sua vida.

Un couteau dans le cœur - Imagem: Divulgação

Un couteau dans le cœur (Uma faca no coração, em tradução livre): este filme do diretor francês Yann Gonzalez se passa em Paris no verão de 1979. Anne é uma produtora de filmes pornôs gays. Quando Loïs, sua editora e namorada, a deixa, ela tenta reconquistá-la rodando um filme mais ambicioso, com seu cúmplice de sempre, o extravagante Archibald. Mas um dos seus atores é encontrado brutalmente assassinado e Anne é arrastada para uma estranha investigação que vai mudar sua vida. Uma curiosidade: o filme é estrelado por Vanessa Paradis, atriz e cantora, conhecida por ter gravado a versão original de "Vou de táxi", "Joe le taxi", aos 14 anos.

Girl - Imagem: Divulgação

Girl (Garota, em tradução livre): filme de estreia do diretor belga Lukas Dhont. Conta a história de uma jovem disposta a fazer tudo para realizar seu sonho, que é se tornar uma bailarina. O único problema é que Lara tem 15 anos e nasceu no corpo de um menino. Junto com seu pai, vai lutar para encontrar a sua verdadeira identidade e tornar seu sonho realidade, custe o que custar.

Euforia - Imagem: Divulgação

Euforia: neste filme italiano de Valeria Golino, temos como protagonista Matteo, um jovem empresário bem sucedido, sem preconceitos, fascinante e dinâmico. Seu irmão Hector ainda vive na cidadezinha do interior onde ambos nasceram e onde leciona no Ensino Médio. É um homem cauteloso, íntegro, que, para não cometer erros, sempre deu um passo atrás, nas sombras. Duas pessoas aparentemente muito distantes, mas que a vida os obriga a se reaproximar. Uma situação difícil lhes dá a oportunidade de se conhecerem e se descobrirem unidos, em um turbilhão de fragilidade e ternura, medo e euforia.

Rafiki - Imagem: Divulgação

Rafiki: trata-se do primeiro longa queniano a participar do Festival de Cannes. Dirigido por Wanuri Kahiu, narra a história de Kena e Zikium, duas jovens que, apesar da rivalidade política de suas famílias, continuam grandes amigas, apoiando-se uma na outra na luta por seus sonhos em uma sociedade conservadora. Quando o amor floresce entre elas, as duas são forçadas a escolher entre felicidade e segurança.

El Ángel - Imagem: Divulgação

El Ángel (O Anjo, em tradução livre): filme argentino dirigido por Luis Ortega sobre Carlos Robledo Puch, o serial killer mais famoso da Argentina. Ele assassinou 11 pessoas no início dos anos 70, quando tinha apenas 20 anos, encarnando o "anjo da morte".

Gräns - Imagem: Divulgação

Gräns (Fronteira, em tradução livre): neste filme sueco dirigido pelo iraniano Ali Abbasi, temos a história de Tina, funcionária da alfândega que possui um sexto sentido para identificar traficantes. Quando se depara com um suspeito atípico, desenvolve uma estranha atração por ele. Quando descobre sua verdadeira identidade, também descobre a verdade sobre si mesma, colocando em xeque sua própria existência.

Die Stropers - Imagem: Divulgação

Die Stropers (Ceifeiros, em tradução livre): este longa se passa na África do Sul, mais precisamente na província do Estado Livre, no reduto de uma comunidade branca isolada. Nesta zona rural e conservadora onde imperam força e masculinidade, Janno é um rapaz diferente, frágil e reservado. Sua mãe, uma cristã fervorosa, um dia traz para casa Pieter, um garoto órfão, e pede que Silvio o aceite como irmão. Os dois rapazes começam então uma luta por poder, herança e amor parental. O filme, dirigido por Etienne Kallos, é uma coprodução entre África do Sul, França, Grécia e Polônia.

Carmen y Lola - Imagem: Divulgação

Carmen y Lola (Carmen e Lola, em tradução livre): este longa da diretora basca Arantxa Echevarría conta a história de amor entre duas adolescentes ciganas, que enfrentam o preconceito de sua comunidade, onde a homossexualidade ainda é considerada um tabu.

Diamantino - Imagem: Divulgação

Diamantino: nesta produção portuguesa de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, o personagem que dá nome ao filme é uma grande estrela do futebol mundial no momento em que parece ter perdido seu talento. Procurando um novo propósito, inicia uma odisseia delirante, confrontando o neofascismo, a crise dos refugiados, a modificação genética e a busca da origem da genialidade.

Sauvage - Imagem: Divulgação

Sauvage (Selvagem, em tradução livre): dirigido pelo francês Camille Vidal-Naquet, o filme trata a questão da prostituição masculina. O protagonista é Leo, jovem de 22 anos que se vende na rua por um pouco de dinheiro sem saber o que vai ser do amanhã.

Shéhérazade - Imagem: Divulgação

Shéhérazade: neste outro longa francês, de Jean-Bernard Marlin, temos a história de Zachary, que tem 17 anos e acaba de sair da prisão. Rejeitado por sua mãe, vive pelas ruas em áreas perigosas da cidade de Marselha, onde conhece Shéhérazade...

L'Amour Debout - Imagem: Divulgação

L'Amour Debout (O amor de pé, em tradução livre): nesta outra produção francesa, Martin está perdendo a esperança na vida quando conhece Léa em Paris. Os jovens de 25 anos experienciam juntos o amor pela primeira vez. Agora o desafio é tentar amadurecer um ao lado do outro.

Cassandro, el Exótico! - Imagem: Divulgação

Cassandro, el exótico! (Cassadro, o exótico!, em tradução livre): após passar 26 anos dentro do ringue, Cassandro, a estrela de um grupo de lutadores cross-dressers mexicanos conhecidos como "Os Exóticos", está longe de querer se aposentar. No entanto, com diversos ossos quebrados e pinos no corpo, precisa encontrar uma forma de se reinventar.


Este ano, o júri será majoritariamente feminino e será presidido pela atriz Cate Blanchett, que terá a companhia das atrizes Kristen Stewart e Léa Seydoux. O júri do Queer Palm também será presidido por um mulher, a produtora francesa Sylvie Pialat. Para conferir mais detalhes da programação, é só acessar aqui o site oficial.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook