Menines: nova peça de Marcia Zanelatto no Rio de Janeiro aborda a não-binariedade

Nesta quinta, 14 de março, no Teatro Firjan SESI, no Centro do Rio de Janeiro, estreia "Menines", texto inédito da aclamada dramaturga Marcia Zanelatto. A peça, composta de cenas curtas, explora com humor e leveza o atrito entre afetos e tabus num mundo balizado pelo binarismo. Fica em cartaz até 14 de abril. Confira!

Menines - Imagem: Divulgação

A peça traz em cena situações casuais e reveladoras que se passam entre enamorados, como em "Romiet e Julieu"; entre amigos, como em "Casal Grávido"; entre pais e filhos, como em "No armário" e "Em família", diante de autoridades, como em "Explique-se". E com "DRAG", faz uma homenagem a Shakespeare que, segundo alguns estudiosos, teria inventado esta palavra ao usá-la como sigla para a rubrica "Dressed as a girl" ("Vestido como uma garota", em português). Numa sucessão ágil de pequenas histórias, os atores cantam (composições próprias), dançam e tocam instrumentos em cena.

"'Menines' é uma brincadeira de dar três voltas em tornos das convenções binárias, rindo. Nada resiste ao riso, confio nele para nos dizer para onde o mundo deve ir", diz Marcia, autora e diretora, que divide a direção com Cesar Augusto da Cia dos Atores.

"'Menines' é um projeto que recebi com todo afeto desde o momento em que a Marcia Zanelatto me convidou. Desde a primeira vez em que li o texto, eu percebi a sua potência. E encenado com estes atores tão especiais, me remeteu a memórias importantes, e me faz pensar num futuro tão possível, apesar de todas as questões sócio-culturais que estamos enfrentando ultimamente. Parece que o tempo de agora voltou atrás. Com 'Menines' eu percebi que é preciso sonhar e lutar por um futuro melhor", conta Cesar Augusto, diretor convidado por Marcia.

Marcia Zanelatto - Imagem: Tiago Elídio

Idealizadora da recente Ocupação Rio Diversidade, Marcia Zanelatto tem desenvolvido parcerias com diversos diretores brasileiros e participado de importantes debates sobre arte e sociedade no Brasil e no mundo. Recebeu diversos prêmios como autora e realizadora, como o "International Brazilian Press Award" na categoria "Perfomance Arts" pela ocupação "Brazil Diversity – LGBT+ short plays", no Theatre503, em Londres, no ano passado. É também autora de "ELA", "Desalinho", "Deixa Clarear", entre outras.

Menines
Estreia: quinta, 14 de março, às 19h 
5ª a sábado às 19h e domingo às 18h 
Local: Teatro Firjan SESI Centro
Endereço: Av. Graça Aranha, 1, Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)
Gênero: comédia
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos
Temporada: até 14 de abril

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook