Confira os filmes com temática LGBT do Festival de Cannes 2019

Entre os dias 14 e 25 de maio, a Riviera Francesa recebe o prestigioso Festival de Cannes. Nesta edição, entre os filmes com temática LGBT que concorrem ao Queer Palm, estão os brasileiros Bacurau, novo longa de Kléber Mendonça Filho que também concorre à Palma de Ouro, e Indianara, documentário sobre essa importante ativista trans. E tem também Almodóvar e Xavier Dolan! Ao todo, são 16 longas e 6 curtas retratando a diversidade sexual e de gênero presentes no festival. Confira!

Dor e Glória - Imagem: Divulgação

Dor e Glória: novo filme do aclamado diretor espanhol Pedro Almodóvar com Antonio Banderas e Penélope Cruz. Temos a história de Salvador Mallo, um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema. Uma obra bastante autobiográfica.

Bacurau - Imagem: Divulgação

Bacurau: pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Novo filme de Kleber Mendonça Filho, diretor de Aquarius, em parceria com Juliano Dornelles com a diva Sônia Braga no elenco.

Matthias et Maxime - Imagem: Divulgação

Matthias et Maxime: novo longa do queridinho canadense Xavier Dolan, no qual os protagonistas que dão nome ao filme são dois amigos de infância que se beijam para a gravação de um curta. Um ato inocente que acaba acarretando uma série de mudanças em suas vidas.

Roubaix, une lumière - Imagem: Divulgação

Roubaix, une lumière: neste suspense francês, Daoud é o chefe de polícia da pequena cidade de Roubaix que precisa investigar, junto com Louis, seu mais novo assistente, as pistas relacionados ao assassinato brutal de uma idosa, supostamente cometido pelas vizinhas Claude e Marie. No elenco, Léa Seydoux, uma das protagonistas de Azul é a cor mais quente.

Frankie - Imagem: Divulgação

Frankie: neste novo longa do cineasta estadunidense Ira Sachs (Melhores amigos Deixe a luz acesa), temos a história de uma famosa atriz francesa que descobre que lhe restam apenas alguns meses de vida. Ela decide então passar as suas últimas férias em família na cidade portuguesa de Sintra. No elenco, a queridinha Isabelle Huppert e o queridinho Jérémie Renier.

Portrait de la jeune fille en feu - Imagem: Divulgação

Portrait de la jeune fille en feu: neste drama francês ambientado no Século XVIII, temos a história de Marianne, uma jovem pintora que recebe a tarefa de fazer um retrato de Héloïse para seu casamento sem que ela saiba. Ao passar os dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo.

Rocketman - Imagem: Divulgação

Rocketman: depois de arrasar com Bohemian Rapsody, filme que traz a história do maravilhoso Freddie Mercury, o diretor britânico Dexter Fletcher coloca em cena agora a biografia de Elton John, acompanhando-o desde quando era uma criança prodígio até se tornar um astro da música.

The Beanpole - Imagem: Divulgação

The Beanpole: na Leningrado de 1945, Iya e Masha são duas jovens mulheres em busca de esperança e significado em meios aos destroços deixados na Rússia após a Segunda Guerra Mundial. O cerco de Leningrado, um dos mais brutais da história, chegou ao fim, mas reconstruir suas vidas permanece uma situação cercada de morte e trauma.

Port Authority - Imagem: Divulgação

Port Authority: Paul está no auge de sua adolescência quando precisa deixar a casa da tia, em uma pequena cidade no interior do Estados Unidos, para viver com uma prima em Nova York. No entanto, quando chega lá, ninguém aparece para recebê-lo. Sem muitas alternativas, começa a realizar serviços ilegais para sobreviver. Um dia conhece Wye, uma jovem transexual que o convida para um "Kiki Ball", uma espécie de concurso de dança voltado para as minorias LGBTQ. Com o tempo, Paul começa a se familiarizar com a cena queer e desenvolve sentimentos amorosos por Wye.

Liberté - Imagem: Divulgação

Liberté: em 1774, um grupo de libertinos franceses foge do governo conservador de Luís XVI. Rejeitando os valores morais e a ideia de autoridade, desejam levar para a Alemanha sua filosofia amoral. Porém, para convencer os alemães a adotarem ideias tão radicais serão necessárias estratégias mais sofisticadas.

Adam - Imagem: Divulgação

Adam: Abla é uma mulher viúva e mãe de uma menina de dez anos. Batalhando para sobreviver e conseguir um bom futuro para sua filha, começa um negócio vendendo pães e doces marroquinos. Quando uma jovem grávida aparece em sua porta buscando refúgio, ela se vê obrigada a repensar seu estilo pragmático de maternidade e tem sua vida mudada completamente. Longa da diretora marroquina Maryam Touzani, de Primavera em Casablanca, e uma coprodução entre Marrocos, França, Bélgica e Catar.

And then we danced - Imagem: Divulgação

And then we danced: no auge de sua carreira, um dançarino profissional se apaixona pelo seu maior rival. Dividido entre continuar seguindo os seus sonhos e se entregar a um sentimento verdadeiro, cada vez mais o amor se torna um problema. Uma coprodução Geórgia-Suécia.

Zombi Child - Imagem: Divulgação

Zombi Child: em 1962, um jovem haitiano tem seu destino mudado para sempre quando é vítima de um feitiço de vudu que o transforma em um zumbi. 55 anos mais tarde, na Paris atual, uma adolescente haitiana confia às suas novas amigas o secreto que assombra a sua família, impactando a vida de uma delas.

Tlamess - Imagem: Divulgação

Tlamess: após a morte da mãe, um jovem soldado tunisino volta para casa. Ele abandona o exército e é procurado pelas autoridades. Depois de várias discussões com a polícia, fica gravemente ferido e se refugia em uma floresta próxima. Paralelamente, uma jovem grávida vive em uma casa de campo luxuosa na mesma floresta e estabelece contato com ele. Acontecem então alguns eventos estranhos...

Tu mérites un amour - Imagem: Divulgação

Tu mérites un amour: a jovem Lila sofre uma grande decepção ao descobrir a infidelidade de Rémi, com quem mantém um relacionamento de longa data. Mesmo após terminar a relação e se mudar, algo ainda a corrói por dentro. Ao descobrir que ele irá para a Bolívia passar por uma viagem de autoconhecimento, ela vê a chance de passar tudo a limpo.

Indianara - Imagem: Divulgação

Indianara: este filme de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa acompanha a luta da ativista transexual Indianara Siqueira pela defesa de indivíduos LGBT. O documentário segue tanto as disputas dentro do PSOL, partido do qual ela foi desfiliada, quanto o combate com o governo de extrema-direita. Faz parte da mostra ACID, que privilegia o cinema radical, independente, representando uma vitrine importante para obras de experimentação e cunho político.


Girl - Imagem: Divulgação

Além destes longas, concorrem ao Queer Palm os curtas La distance entre le ciel et nous, JeremiahSlozhnopodchinennoe, Grand Bouquet, Journey through a body, The Manila Lover e She runs. No ano passado, o curta brasileiro O Órfão, dirigido por Carolina Markowicz, foi um dos vencedores. Já o melhor longa com temática LGBT da edição 2018 foi Girl, do diretor belga Lukas Dhont. O filme conta a história de uma adolescente disposta a fazer tudo para realizar seu sonho, que é se tornar uma bailarina. O único problema é que Lara tem 15 anos e nasceu no corpo de um menino. Junto com seu pai, vai lutar para encontrar a sua verdadeira identidade e tornar seu sonho realidade, custe o que custar. O filme está disponível na Netflix! #ficaadica


Para conferir mais detalhes da programação, é só acessar o site oficial do Festival ou a página do Queer Palm no Facebook.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook