Confira os filmes com temática LGBT da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Entre os dias 17 e 30 de outubro, a 43ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibe mais de 300 filmes em diversos cinemas, espaços culturais e museus da capital paulista, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre. É claro que não poderiam faltar longas com temática LGBT! Confira a lista e aproveite!

Indianara


Revolucionária, Indianara luta, ao lado de seu grupo, pela sobrevivência das pessoas trans no Brasil. Frente aos ataques do seu próprio partido político e ao avanço totalitário no país, ela junta suas forças e parte para um último ato de resistência.

Tremores


Pablo tem 40 anos e é pai de duas crianças incríveis. Cidadão-modelo e evangélico praticante, sua perfeita e tradicional vida começa a ruir quando ele se apaixona por um homem. Os sentimentos de Pablo entram em conflito com suas crenças e sua vida se torna um inferno de intolerância e repressão quando a família e a igreja decidem fazer o que for necessário para "curá-lo", forçando-o a suprimir seus impulsos com uma terapia.

Alice Júnior


Alice Júnior é uma adolescente trans que tem um canal de vídeos no YouTube. Ela precisa se mudar com o pai para uma pequena e conservadora cidade no sul do Brasil e passa a estudar em uma escola que parece ter parado no tempo. Alice, então, precisa vencer o preconceito e conseguir o que ela mais deseja: dar seu primeiro beijo.

Synonyms


Yoav, um jovem israelense, chega a Paris esperando que a França e os franceses o salvem da loucura de seu país. Determinado a extinguir suas origens e se tornar francês, ele abandona a língua hebraica e se esforça de todas as maneiras para encontrar uma nova identidade. Vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio da Crítica no Festival de Berlim 2019.

Lemebel


O documentário explora a obra de Pedro Lemebel (1952-2015), um dos mais icônicos artistas queer do Chile. Por meio de slides e imagens de arquivo, o filme lembra o trabalho de Lemebel nos momentos em que ele lutou contra a homofobia e o machismo, inclusive durante a ditadura militar chilena, sob o regime de Pinochet.

Patrick


Patrick tem 20 anos e leva uma vida agitada em Paris, onde mora com o namorado mais velho. Até que Patrick descobre que, na infância, chamava-se Mário e sumiu aos oito anos de idade. Agora, as duas identidades do rapaz se encontram em conflito: a rotina de promiscuidade, festas e drogas na capital francesa; e a nova vida rural em Portugal, onde é obrigado a se reconectar com a família, destruída pelo seu desaparecimento.

Frankie


Frankie, uma famosa atriz francesa, descobre que tem apenas alguns meses de vida. Para as últimas férias em família, ela reúne todos em Sintra, Portugal.No elenco, a queridinha Isabelle Huppert e o queridinho Jérémie Renier.

Adam


O desajeitado adolescente Adam acaba de terminar o primeiro ano do ensino médio. Quando sua irmã mais velha, Casey, sugere que ele a visite em Nova York durante o verão, o rapaz imagina que finalmente conhecerá uma garota. A fantasia não se materializa exatamente como o esperado, já que Casey abraçou com entusiasmo a vida da comunidade LGBTQ do Brooklyn e convida Adam para acompanhá-la a bares, comícios em defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo e outros acontecimentos do tipo. O jovem, então, apaixona-se à primeira vista por Gillian, uma menina inteligente e bonita nessa nova multidão, que assume erroneamente que Adam é trans. Atordoado e apaixonado, o garoto, desafortunadamente, concorda com a suposição dela, resultando em uma sucessão de erros que ele não está muito pronto para cometer. O filme é baseado no livro homônimo escrito por Ariel Schrag.

Gay Chorus Deep South


Em resposta a uma onda de leis discriminatórias anti-LGBT e às traumáticas eleições de 2016, o Coro de Homens Gays de São Francisco embarca em uma turnê pelo sul dos EUA. Mais de 300 cantores viajam do Mississippi ao Tennessee, passando pelas Carolinas e pela emblemática ponte de Selma. Eles se apresentam em igrejas, centros comunitários e salas de concerto, na esperança de unir o país em um momento de evidentes diferenças. As conexões que surgem oferecem um vislumbre de uma América menos dividida, onde as coisas que nos afastam —fé, política, identidade sexual— são deixadas de lado pelo poder da música.

Um Outro Sonho


Another Dream é um documentário que mistura animação e realidade virtual, e dá vida à emocionante e verdadeira história de amor de um casal de lésbicas egípcias que escapa do Cairo em busca de asilo e aceitação na Holanda.

Madame Satã


Filme inspirado na trajetória de João Francisco dos Santos (1900-1976). Malandro, artista, transformista, cozinheiro, presidiário e pai adotivo de sete crianças, ele passou a maior parte da vida nas ruas do Rio boêmio. A história é ambientada na Lapa, em 1932, momento em que o sonho de João Francisco —o de se tornar uma estrela do palco— transforma-se em realidade. Retrata seu cotidiano e o de seu círculo de amigos, fixando-se em um momento crucial de sua existência, aquele que antecede a criação do mito Madame Satã, nome tirado de um personagem de um filme de Cecil B. de Mille de 1930, pelo qual João se apaixonou. Vencedor do Prêmio Especial do Júri de melhor ator para Lázaro Ramos na 26ª Mostra.


Para consultar os horários, locais e a programação completa da 43ª Mostra de Cinema, é só acessar aqui o site oficial do evento. E boas sessões! ;)

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook