Copa do Mundo dos Direitos LGBT: conheça o grande vencedor!

Depois de uma disputa acirradíssima nas quartas de finais, restaram apenas Dinamarca, Bélgica, Suécia e Espanha, países fortíssimos nos direitos de gays, lésbicas, bis e trans! Quem será o grande vencedor? Confira os últimos jogos e saiba quem ganhou a Copa do Mundo dos Direitos LGBT! Além disso, conheça os principais eventos do país vencedor voltados à nossa comunidade!

Festival West Pride em Gotemburgo - Imagem: MRNY

Semifinal - Jogo 1: 
      
Dinamarca e Bélgica arrasaram nessa Copa. E nesse jogo, não podiam fazer diferente! Ambas golearam nos direitos LGBT! As duas foram tão fortes e persistentes, que o jogo terminou empatado!
Resultado: Dinamarca 9 x 9 Bélgica

Pênaltis: como critério de desempate, quem garantiu os direitos primeiro ganha o jogo!
- Descriminalização da homossexualidade: Dinamarca 1933 x 1795 Bélgica
- Leis antidiscriminação: Dinamarca 1987 x 2003 Bélgica
- União civil: Dinamarca 1989 x 2000 Bélgica
- Casamento igualitário: Dinamarca 2012 x 2003 Bélgica
- Direito à adoção: Dinamarca 2010 x 2006 Bélgica

Vitória: Bélgica, mas a Dinamarca mandou muito bem também!

Orgulho LGBT de Bruxelas - Imagem: Autoria desconhecida

Semifinal - Jogo 2:
Suécia e Espanha também mandaram muito bem! E também fizeram uma excelente partida, com diversos golaços de direitos LGBT! A Suécia, no entanto, se esforçou um pouquinho mais e acabou ganhando a partida! Mas a Espanha também merece os parabéns!
Resultado: Suécia 10 x 9 Espanha

Parada LGBT de Estocolmo - Imagem: Olav Holten

FINAL:
E na grande final, as duas rainhas dos direitos LGBT, Bélgica e Suécia! Ambas vieram preparadíssimas e arrasaram! Quando o assunto é direitos LGBT, as duas não brincam em serviço e são grandes exemplos e inspirações! São países que respeitam e muito sua população LGBT, garantindo seus direitos e protegendo contra a discriminação! Parabéns!! Foi uma chuva de golaços!! E quem vem acompanhando desde a primeira fase, deve ter percebido que a Suécia foi a grande invicta do campeonato! E é a grande campeã da Copa do Mundo dos Direitos LGBT, ficando em primeiríssimo lugar! Parabéns!!!
Resultado: Bélgica 9 x 10 Suécia

Parada do Orgulho LGBT de Estocolmo - Imagem: Autoria desconhecida

Para contabilizar os resultados dessa Copa, usamos uma pesquisa anual feito pelo guia de viagem Spartacus que traz aos viajantes um panorama sobre a situação de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais em centenas de países. São considerados os seguintes critérios: legislação antidiscriminação, casamento/união civil, direito à adoção, direitos de transgêneros, idade igualitária de consentimento, influência religiosa, restrições a viajantes soropositivos, leis antigays, homossexualidade ilegal, paradas LGBT banidas, hostilidade de locais, perseguição, assassinatos e pena de morte. A pontuação vai de 10 a -16. E estes pontos foram usados como se fossem equivalentes aos gols. Para conferir a pesquisa completa, é só acessar aqui (em inglês). E #ficaadica: se vai viajar a algum destino e não sabe como o país trata sua população LGBT, é sempre bom dar uma olhada nessa lista!

Parada do Orgulho LGBT de Estocolmo - Imagem: Magnus Liam Karlson

E quais são os principais eventos voltados ao público LGBT da grande campeã, a Suécia?! Para quem não sabe, este país europeu tem cerca de 10 milhões de habitantes e sua capital é Estocolmo, onde vive aproximadamente 1 milhão e meio de suecos e suecas! E é lá que acontece um dos principais eventos LGBT do país, a Stockholm Pride, a Parada do Orgulho LGBT de Estocolmo, criada em 1998. Outro importante evento é o festival West Pride, que acontece em Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia.

Parada do Orgulho LGBT de Estocolmo - Imagem: Magnus Liam Karlson

E neste ano de 2018, a EuroPride, grande evento europeu do Orgulho LGBT, acontece em Estocolmo e Gotemburgo! Realizado pela primeira vez em Londres em 1992, com um público estimado de 100 mil pessoas, este ano acontecerá pela primeira vez em duas cidades! Em Estocolmo será entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, e em Gotemburgo, entre os dias 14 e 19 de agosto. Para se informar sobre a programação completa, que inclui seminários, paradas, ativismo e festas, é só acessar aqui o site oficial.

Parada LGBT de Estocolmo - Imagem Olav Holten

E quem estiver pensando em visitar o país nórdico também pode se inspirar com as dicas do site Visit Sweden LGBT, que traz bastante informação interessante voltada ao público LGBT. Sobre Estocolmo, há também esse site bem completo: Visit Stockholm: The LGBT Guite to Stockholm e esse artigo recentíssimo do Lonely Planet com informações úteis: Stockholm Pride: top LGBT-friendly places to stay and things to do in the Swedish capital. Especificamente sobre Gotemburgo, você pode conferir os lugares LGBT da cidade aqui. E se quiser conhecer mais sobre essa cidade bem progressista, pode ler este artigo do Huffington Post: Gothenburg, Sweden Takes Back the Streets With West Pride.

Parada LGBT de Estocolmo - Imagem Olav Holten

Para finalizar, a imagem de uma incrível iniciativa dos ativistas da Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transsexuais e Bissexuais-FELGTB, maior organização espanhola voltada à luta pelos direitos da nossa comunidade, para burlar a "lei antipropaganda gay" da Rússia, que proíbe até mesmo a bandeira do arco-íris. Vestindo as camisas de suas seleções de futebol, Espanha, Holanda, Brasil, México, Argentina e Colômbia, essas pessoas formaram as cores da bandeira LGBT e passearam pelas ruas de Moscou a fim de denunciar e chamar a atenção para a situação dos LGBTs na Rússia! Arrasaram, não é mesmo?! Parabéns!! E quem deu o close errado foi a FIFA, de escolher como sede países que não respeitam os direitos humanos! Infelizmente a próxima Copa do Mundo vai ser em um lugar ainda mais inóspito à nossa comunidade! Mas a luta continua!

Ativistas LGBT em Moscou - Imagem: TheHiddenFlag.org

E se você quiser conhecer mais sobre a situação dos LGBT nos países participantes da Copa do Mundo, é só acessar os seguintes links: quartas de final, oitavas - parte 1 e parte 2, primeira fase: Grupos ABCDE (grupo do Brasil), FG e H!

Por Tiago Elídio

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook