Veja os destaques do festival de cinema LGBTQI+ do Rio de Janeiro

Entre os dias 5 e 11 de julho, a cidade maravilhosa recebe o Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema 2018, festival internacional de cinema LGBTQI+ da cidade. Na sessão de estreia, Chega de Fiu Fiu, filme urgente de combate ao assédio sexual e à violência de gênero. Além disso, serão apresentadas diversas sessões temáticas, como #aCriançaLGBTexiste, curtas Cariocas, mostra Sombria com curtas de terror, mostra Div.A - Diversidade em Animação, e também mesas de debates, oficina, estreias de filmes brasileiros e internacionais, e a performance de Le Circo de la Drag. Confira!

Chega de Fiu Fiu - Imagem: Divulgação

O filme Chega de Fiu Fiu, de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, abre o festival no dia 5 de julho às 20h no Instituto Cervantes, em Botafogo, como um grito de liberdade e respeito, contra o assédio sexual. O documentário brasileiro narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.

Frig - Imagem: Divulgação

Este ano a programação está repleta de estreias de filmes internacionais e brasileiros com destaque para a Competição de curtas Cariocas e a estreia do curta belga Calamity, no dia 6 de julho às 19h30 no Cine Odeon. Além disso, tem dobradinha de Antony Hickling, Where Horses Go To Die e Frig, em uma sessão dupla com a presença do diretor francês no festival.

Princesa de Hielo - Imagem: Divulgação

Destaque também para a sessão #ACriançaLGBTExiste, com 6 curtas, entre eles a estreia do Princesa de Hielo (Princesa de Gelo), filme produzido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar, e mesa de debate com o grupo nacional Mães Pela Diversidade e convidados, no domingo, dia 8 de julho, às 19h30 no Cine Odeon.

Mocha - Imagem: Divulgação

Tem também a estreia do documentário argentino Mocha, sobre a primeira escola de ensino médio do mundo pensada para pessoas trans, não exclusiva, e mesa de debate com realizadores do filme e convidadas da Casa Nem, no sábado dia 7 de julho, às 18h30, no Instituto Cervantes. E também lá, no dia 10 de julho às 18h30 tem a oficina "A Representatividade LGBT na Literatura e Artes em Geral" com Felipe Cabral. Os dois eventos são gratuitos.

Genderbende - Imagem: Divulgação

No Estação NET Botafogo, estreia o filme holandês Genderbende (Fluido), que conta a história de cinco jovens que não se sentem nem homens nem mulheres, mas se posicionam em algum lugar entre, celebrando o indivíduo livre.

Evening Shadows - Imagem: Divulgação

Também estão na programação diversos filmes indianos, com destaque para Evening Shadows, uma história universal sobre um vínculo entre mãe e filho e sua força emocional para resistir as tendências do tempo e as duras realidades.

You Should Meet My Son! 2 - Imagem: Divulgação

O festival também é conhecido pelas comédias românticas, então não perca o filme You Should Meet My Son 2! (Você deve conhecer o meu filho! 2). Já a concorrida Competição de Curtas e o Div.A - Diversidade em Animação acontecem no novo espaço do festival, CineStar Special Laura Alvim. E Sombria é a mostra competitiva de curtas mais procurada pelos amantes de filmes de terror, horror e suspense LGBTQI+.

Alaska is a Drag - Imagem: Divulgação

No último dia do festival, vai rolar a estreia do filme Alaska is a Drag (Alaska é o Lacre), numa sessão superespecial com a performance de abertura do Le Circo de La Drag. Para conferir a programação completa do Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema 2018, é só acessar aqui a página oficial! Se liga e se joga!! ;)

Le Circo de La Drag - Imagem: Divulgação

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook