Recifest: o festival de cinema LGBT de Recife

Criado há seis anos, o Recifest é um festival de cinema destinado a ampliar o espaço e pensar a filmografia produzida por pessoas LGBTQ+ e com temáticas de gênero e sexualidade. Nesta edição de 2018, além das mostras de curtas e longas nacionais, o festival traz duas mostras internacionais e promove rodas de diálogos, oficinas e agrega ações de outras linguagens a fim de fomentar debates acerca da temática LGBTQ+. A programação acontece entre os dias 20 de novembro e 6 de dezembro nas cidades do Recife e de Nazaré da Mata. Bixa Travesty é um dos filmes da noite de abertura. Confira!

Bixa Travesty - Imagem: Divulgação

Vencedor do Teddy Award de Melhor Documentário no Festival de Berlim e de Melhor Longa do Júri Popular no Festival de Brasília, Bixa Travesty revela a intimidade e os pensamentos da cantora trans Linn da Quebrada, que sacudiu a música brasileira com letras gráficas que celebram o corpo enquanto dispositivo político. É um dos filmes da noite de abertura, que acontece nesta terça-feira, 20 de novembro, no Cinema São Luiz, a partir das 18h. Bixa Travesty será projetado às 19h30, seguido de debate com os diretores Kiko Goifman e Claudia Priscila e a protagonista Linn da Quebrada. Vai ser babado!

Curta Jéssika - Imagem: Divulgação

A mostra competitiva traz produções que experimentam novas formas narrativas que buscam os limites entre a ficção e o documentário e destaca os trabalhos que exploram bastante o uso da música. “Na seleção procuramos diversidade em termos de estados, tentando trazer um apanhado de filmes de todas as regiões do Brasil, e procuramos fazer com que a presença de realizadoras fosse marcante, assim como não só personagens negros, mas também realizadores negros”, explica o presidente da comissão julgadora, o cineasta André Antônio. Ele destaca ainda, nos filmes selecionados, a presença de vários tipos de dissidências sexuais. “Não ficamos apenas na questão do gay e da lésbica, como normalmente nos festivais LGBT, mas a gente tentou contemplar outras formas de habitar o mundo que são mostradas em várias produções.”

Curta Aqueles Dois - Imagem: Divulgação

“Além de promover as obras audiovisuais, o festival ainda busca trazer dentro da programação uma série de eventos como performances, oficinas, debates e mostras em comunidades, escolas e presídios. O cinema é ferramenta fundamental na desconstrução da LGBTfobia, machismo, misoginia e qualquer outro sistema de opressão”, explicam as produtoras do festival, Rosinha Assis e Carla Francine.


A 6ª edição do Recifest vai até o próximo sábado, 24 de novembro, no Cinema São Luiz, na capital pernambucana, e entre os dias 4 a 7 de dezembro na cidade de Nazaré da Mata, que fica a aproximadamente 65 km de distância de Recife. Para conferir a programação completa, é só acessar aqui o site oficial do evento. Ah, vale lembrar que a entrada é gratuita! Boas sessões!! ;)

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook