Hibearna Weekend: encontro voltado para o público ursino estreia no Rio de Janeiro

Entre os dias 11 e 13 de outubro de 2019, o Rio de Janeiro recebe a primeira edição do HIBEARNA Weekend, encontro que pretende reunir mais de 500 bears, chasers e simpatizantes do Brasil e do exterior. O evento pretende se tornar um dos maiores encontros do universo ursino no Brasil. Saiba mais e conheça também como surgiu a comunidade bear!

Lucas Bear, Mister Urso Brasil 2017 - Foto: Ronato Donizetti/Marcio Mattos

A exemplo do que já acontece em outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Canadá, entre outros, o HIBEARNA Weekend vai reunir a comunidade bear para conviver, festejar, aproveitar o sol carioca e provar as delícias da gastronomia nacional. Os participantes vão entrar no Hotel Vila Galé, localizado na Lapa, na sexta-feira (11/10) e serão recepcionados por ações surpresas. À noite, o jantar acontece no Restaurante Versátil, dentro do próprio hotel, com cardápio especialmente elaborado para o evento e já incluso no pacote. Às 23h, em local que ainda está sendo mantido em segredo pela organização, acontece a festa HIBEARNA fora do hotel, com ingresso já incluso para os clientes dos pacotes. A festa, por sua vez, será também aberta aos que não estão "hibearnados" no hotel.

No sábado (12/10), acontece a tradicional feijoada do Vila Galé, servida apenas aos "hibearnados", bem como uma festa na piscina do hotel, das 14h às 22h. Tanto a feijoada como a festa na piscina estão inclusas no pacote. Bebidas serão vendidas à parte. A noite de sábado será livre para que os participantes possam escolher entre dar uma volta pela Lapa, o reino da boemia carioca, aproveitando os bares e restaurantes do bairro mais democrático do Rio de Janeiro, curtir outras maravilhas da noite carioca ou aproveitarem o hotel com outros participantes.

HIBEARNA Weekend

Para Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, o evento chega em momento oportuno para que o Brasil entenda o potencial do público LGBTI+ para o turismo. "Estamos muito animados em apoiar este evento, possibilitando às agências parceiras que se aproximem do público ampliando assim seus negócios", afirmou Ricardo. 

Clóvis Casemiro, Coordenador da IGLTA – International Gay & Lesbian Association no Brasil, aponta a importância de olhar para o universo dos bears e também levar um evento deste nível para o Rio de Janeiro. "O mundo dos ursos é com certeza um dos grupos mais atuantes quando falamos de viagens LGBTI+. Faz parte dos desejos deles viajar como grupo. Muito importante levar para a capital fluminense um evento para os bears ampliando as ofertas de viagens", ressaltou o executivo.

As novidades do HIBEARNA Weekend podem ser acompanhadas aqui na página oficial no Facebook ou aqui no Instagram. Já as informações de vendas e agências credenciadas estão diretamente aqui neste endereço.

E você sabe como surgiu a comunidade dos ursos?

Bandeira Internacional da Comunidade Ursina

Tudo começou nos anos 80, em São Francisco, nos Estados Unidos, por homens que não se enquadravam nos padrões de beleza masculina da comunidade gay da época, ou seja, jovens, magros/definidos e sem pelos. Muitos, portanto, não se sentiam identificados com este estereótipo, mas, sim, com atributos diferentes, como barba, corpo peludo, barriga saliente e maturidade. Daí veio a referência metafórica ao animal com características semelhantes, o urso. Assim, esses homens foram pouco a pouco saindo do armário, rompendo com os padrões e orgulhando-se de seus atributos físicos.

Bear Magazine - Imagem: Site oficial

A primeira publicação dedicada a divulgar o mundo dos ursos foi a Bear Magazine, criada em 1987 por um grupo que se reunia no Lone Star, um bar de motoqueiros de São Francisco. Tudo começou como um pequeno movimento desta subcultura gay da cidade e pouco a pouco foi se espalhando no boca a boca para outras regiões. Dessa forma, houve uma importante transformação nos circuitos gays, resultando em uma grande mudança na forma como essas pessoas olhavam para si mesmas e para as outras.

Ursos em Washington D.C. nos anos 90 com a bandeira ursina - Imagem: Livro Gay and Lesbian Washington

Ah, e a bandeira ursina foi criada em 1995 por Craig Byrnes, de Washington D.C., e suas cores representam as cores de pele de ursos do mundo todo (os não humanos, no caso). E inclui também a simpática pata de urso em seu canto superior esquerdo.

Eleição do Mister Urso no Orgulho Urso de Paris - Imagem: Site oficial

Com a chegada da internet, essa comunidade ganhou ainda mais força. Os ursos e afins agora têm uma referência cultural para criar laços afetivos e sociais, para se sentirem atraentes e desejados e também para romper estereótipos. Como cada vez mais homens gays têm se identificado com essa cultura, vários bares, baladas e eventos foram criados especificamente para atender a esse público, como os Orgulhos Ursos de Paris e de Lisboa, por exemplo. A comunidade ursina é, portanto, uma subcultura muito forte na ampla e diversa comunidade LGBT. Viva às diferenças! ;)

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook