Crônica de viagem: aventuras no Atacama

Após desembarcar no aeroporto de Calama e pegar a estrada rumo a San Pedro de Atacama, algo estranho no céu: nuvens carregadas dominando a paisagem. "Ué, mas aqui não é um dos lugares mais secos do planeta? O que essas nuvens de chuva estão fazendo por aqui?", pensei... No entanto, como são 90 km de distância, me contra-argumentei que poderiam ser apenas algumas nuvens longínquas que não representavam perigo... Ledo engano!

Estrada rumo a San Pedro de Atacama - Foto: Tiago Elídio

O tempo realmente estava chuvoso. O curioso é que quando você lê coisas sobre o Atacama, ninguém fala nessa possibilidade. E olha que o que mais tem é textos sobre o lugar, grande point dos brasileiros, que representam 80% dos turistas da cidade. Mas San Pedro está às margens do deserto, então pode chover, sim! Normalmente as chuvas acontecem no começo do ano. Mas estávamos em junho e era uma chuva fora de época. Mudanças climáticas? Até mesmo nevou! Coisa que não acontecia há uns três anos! E o que isso significou? Impossibilidade de fazer alguns passeios, como o das Lagunas Altiplánicas + Piedras Rojas, um dos mais queridinhos e belos!

Sapeca no Valle del Arcoiris - Foto: Tiago Elídio

Embora a chuva nos tenha aprisionado um dia inteiro no quarto do hostel, o Mamatierra, aliás, com ótimo custo-benefício e atendentes simpáticas, nos outros dias conseguimos fazer belos passeios: Valle del Arcoiris, Valle de la Luna, Lagunas Escondidas, Salar de Atacama, Termas de Puritama e o tour astronômico, com uma incrível observação do céu megaestrelado da região. As paisagens de todos esses passeios são incríveis e você fica a todo momento impressionado com as belas obras de arte da natureza!

Valle de la Luna - Foto: Tiago Elídio

Quantos dias ficar então em San Pedro? Em geral, com umas cinco noites na cidade, você consegue aproveitar bem! E não se preocupe em querer agendar os passeios antes mesmo de chegar lá, pois há inúmeras agências disponíveis! É só caminhar pela Caracoles, a principal rua da cidade, que você vai ser abordado e receber inúmeras ofertas! Uma que nos chamou a atenção pela simpatia foi a brasileira Renata, da Colque Tours. Os passeios feitos com essa agência foram ótimos! Os motoristas sempre muito simpáticos!

Termas de Puritama - Foto: Tiago Elídio

Aliás, esse é um dos outros atrativos da cidade, você se sente muito bem-recebido por lá! E para curtir a noite, depois de um tour, você pode ir se divertir no Lola, bar/restaurante lgbt-friendly com karaokê!! Prepare-se para ouvir Despacito e vários hits do Brasil! O curioso é que há uma lei na cidade que proíbe as pessoas de dançarem! Obviamente isso não é respeitado, a menos que a polícia apareça! Aí todos se sentam apressados como se nada tivesse acontecido! Afora essas interrupções, todos cantam e dançam animadamente!

Salar de Atacama - Foto: Tiago Elídio

Não é à toa, portanto, que o Atacama é um dos destinos mais visados pelos brasileiros. São realmente paisagens de tirar o fôlego! E como está aqui tão pertinho, aproveite e coloque também na sua lista! Ah, e é validíssimo acrescentar a viagem de 4 dias para o Salar de Uyuni, na Bolívia!! Buen viaje y disfrútalo!!

Por Tiago Elídio

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook