Sofrendo resistências, Mostra Corpos Visíveis acontece no Rio de Janeiro

Apesar da tentativa de censura do prefeito bispo Marcelo Crivella, a mostra de multilinguagens Corpos Visíveis acontece este fim de semana no Rio de Janeiro, com parte de sua programação transferida para a Fundição Progresso, na Lapa, onde será apresentada a peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu", protagonizada pela atriz travesti Renata Carvalho. Confira!

Peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" - Imagem: Divulgação

A Mostra Corpos Visíveis irá reunir artistas contemporâneos brasileiros das áreas de cinema, teatro, fotografia, moda, música e performance. O tema central dos trabalhos será as diversidades de gênero e sexualidade, pautando também o combate ao machismo e à lgbtfobia. A programação prevê três dias intensos de atividades totalmente gratuitas, com apresentações teatrais, performances, shows de música, exposições fotográficas, feira e desfile de moda, oficinas, exibição de filmes e debates.

O evento está pautado na diversidade, no encontro, na criação coletiva, na economia colaborativa e na arte independente. Está focado, ainda, na acessibilidade e democratização do diálogo. Outra premissa é a aposta no potencial de jovens artistas. Desta forma, estão programadas seleções nacionais para fotógrafos e cineastas independentes interessados em exibir seus trabalhos na Mostra. O projeto tem, portanto, como uma de suas finalidades principais ajudar a desconstruir preconceitos, colocando em pauta questões de visibilidade, protagonismo e empoderamento.


A urgência deste debate é evidenciada nos índices nacionais de violência de gênero e sexual. No Brasil, um LGBT é assassinado a cada 20 horas, uma mulher é vítima de feminicídio a cada 2 e agredida a cada 5 minutos. A cada 11 minutos uma mulher é estuprada e a cada hora um caso de LGBTfobia é registrado. A Mostra Corpos Visíveis pretende ser um espaço de convivência, debate e visibilidade, pautado na igualdade social e no respeito às diversidades.


A mostra acontece neste fim de semana, dias 8, 9 e 10 de junho, no Parque Madureira, zona norte carioca, e na Fundição Progresso, na Lapa. As atividades de cinema, teatro e oficinas, que ocorreriam na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira, passam a acontecer na Fundição Progresso. Porém, para transferir esta programação ao novo espaço, será necessário arcar com alguns custos não previstos no orçamento inicial para a Arena. Para isso, foi criado um financiamento para custear e garantir as atividades de forma coletiva. Para contribuir, é só clicar aqui. E para conferir a programação completa, é só acessar a página oficial do evento no Facebook, clicando aqui.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook