Confira os filmes LGBTs que são os queridinhos da galera

Foi-se o tempo em que filme LGBT era quase sempre sinônimo de final trágico. Felizmente hoje em dia temos uma grande variedade de representações e muitas vezes com final feliz. Mas, independentemente do tipo de final e da data em que foram produzidos, existem longas incríveis com personagens da nossa comunidade! E nossxs seguidorxs nos contaram quais são os seus favoritos. A lista é mara, confira!

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho


A vida de Leonardo muda completamente quando um novo aluno entra no colégio. O adolescente precisa lidar com o ciúme da amiga e também com os inesperados sentimentos que o recém-chegado desperta nele. É o filme favorito do seguidor Marcelo: "Pela simplicidade, delicadeza e emocionante maneira como o autor toca o assunto da homossexualidade na adolescência e também com a deficiência visual. Lindo filme!"

É também o filme preferido do Paulo: "Além de ser uma história LGBT (que na minha opinião precisa de mais representatividade no cinema brasileiro), é um romance entre um cego e um rapaz que, por mais que nunca tenha visto o rosto dele, se apaixonou por ele e em meio à sociedade em que vivem. Já é ruim para um cego, imagine para um cego e gay... E eles não tiveram medo de embarcar nesse romance, por mais que os roteiristas tenham suavizado muito a sociedade em que eles são inseridos."

O Homem Que Amava Yngve


O ano é 1989, logo depois da queda do muro de Berlim. Na cidade de Stavanger, na Noruega, Jarle tem tudo que poderia querer: a melhor namorada do mundo e o amigo mais legal. Juntos lançam a banda punk mais pesada da cidade. Mas então surge um novo colega de classe, Yngve, que não é como a maioria, deixando Jarle confuso. É o filme preferido da seguidora Débora: "Eu me vi um pouco no menino, tudo que ele fez eu quis fazer na adolescência mas acabei sem coragem, ele monta uma banda de punk rock para impressionar uma menina e fica com a menina, mas o filme foca no momento em que um menino aparece e ele acaba se apaixonando e descobrindo que é bi. Acho que tem poucos filmes bons que trazem personagens bissexuais e sempre gosto de ver quando acho um novo :)"

O Segredo de Brokeback Mountain


Jack Twist e Ennis Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas em Brokeback Mountain. Vivendo isolados por semanas, se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão, cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre. É o favorito do Lucas: "Esse filme me emocionou muito, porque a história se passa na década de 70, onde questões como a homossexualidade ainda era um tabu, e quem era homossexual na época sofria um grande preconceito e discriminação. Por isso os protagonistas vivem o amor de forma escondida, tendo que fingir que são heterossexuais e constituir uma 'família tradicional' pra se esconder e não sofrer com os preconceitos da época, que se estende até hoje, mesmo com a diversidade que existe e resiste às adversidades."

Brokeback Mountain é também o longa-metragem preferido do Ítalo: "Além de ter sido o primeiro filme LGBT que eu vi, logo em 2005 mesmo, os atores e o cenário do filme me encantaram. Isso, misturado com aquelas músicas no violão, lindas por sinal, que nunca são tocadas até o fim, corroboram com a história que eles viveram. Uma história de desejos, bela, natural e linda, assim como a música, mas que não permitiu viverem isso até o fim, com uma vida normal e feliz. Fora as atuações do Jake e do Heath que mostraram eles de uma forma tão natural, que eu não consigo imaginar aqueles papéis em outros atores. Esse filme me renova as esperanças de poder viver um amor e, quando isso ocorrer comigo, quero fazer uma visita às montanhas do Wyoming."

Transamérica


Prestes a realizar a cirurgia de redesignação de gênero, Bree descobre que tem um filho adolescente preso. Aconselhada pela psicóloga a resolver essa questão antes da operação, Bree vai até Nova York e o tira da prisão. Sem revelar quem é, ela o convence a voltar com ela para casa, em Los Angeles. Um dos filmes preferidos do Joannes: "Por tratar da questão de gênero, explicitando como o gênero é uma construção social, sem estar vinculando à sexualidade. Gosto de como o filme aborda essa temática de modo tão sensível, utilizando da paternidade para isso."

Quatro Luas


Quatro histórias que formam uma antologia sobre a homossexualidade masculina: a primeira paixão, o reencontro de amigos, a dúvida em uma relação e a obsessão de um homem. Um dos filmes preferidos do Joannes: "Eu consigo me ver nos personagens, me sentir parte da história, me emocionar por ser próximo aos meus próprios amores."

Azul É A Cor Mais Quente


Adèle é uma adolescente que enfrenta os desafios da chegada da maturidade. Sua vida toma um rumo inesperado ao conhecer uma encantadora garota de cabelo azul, com quem começará uma intensa relação e uma viagem de descobertas e prazer. É o filme preferido da Letícia: "Acho a história interessante e as cenas bem detalhadas."

De Repente, Califórnia


Um jovem surfista se apaixona pelo irmão mais velho de seu melhor amigo enquanto luta para reconciliar seus próprios desejos com as necessidades de sua família. Um dos filmes preferidos da Margot: "Gosto de Shelter porque ele é a versão gay do conto de fadas... kkk. Os dois são lindos, tem dificuldades iniciais, tem paixão e cenas sensuais e bonitas, tem família, tem riso, amor e praia. É natural sem mais dramas e com final feliz, claro. rsrs."

Do Começo ao Fim


Dois meio-irmãos desenvolvem uma relação muito estreita, enquanto crescem em uma família idílica e feliz. Quando eles se tornam jovens adultos seu relacionamento fica muito íntimo, romântico e sexual. É o preferido do Rodhrigo: "É um filme LGBT com uma qualidade de técnica de filmagem, lindas atuações, roteiro de com uma linda história, a qualidade está muito acima da média, até para filmes americanos e europeus, uma história complexa e cheia de amor."

Delicada Atração


No subúrbio londrino, Jamie e Ste são dois vizinhos e colegas de colégio. Ste mora com o irmão e o pai alcoólatra, que frequentemente o espanca. Jamie mora com a mãe, que sensibilizada com os maus tratos ao vizinho, convida-o para ficar em sua casa, no quarto do filho. Os dois rapazes desenvolvem sentimentos um pelo outro, o que pode complicar ainda mais a relação de Ste com sua família. É um dos filmes favoritos do André: "A história é conduzida de uma forma sensível, em especial quando você considera que são dois adolescentes. E, por fim, uma trilha sonora muito boa e adequada à história, em especial na cena final."

C.R.A.Z.Y.


Na Quebec dos anos de 1960, Zachary Beaulieu vive o despertar da sua homossexualidade. A fim de ficar em paz com sua própria identidade, precisa lidar com uma mãe muito religiosa e um pai exigente e conservador. É um dos filmes favoritos de Luiz: "A atmosfera do filme é ótima... O roteiro é bem construído, os personagens, a história, a trilha sonora... tudo maravilhoso!"

Tudo Sobre Minha Mãe


Manuela tem o filho atropelado no dia do aniversário dele e parte em busca do pai do rapaz para dar a notícia de sua morte. No caminho, ela encontra uma série de personagens inusitadas. É o filme LGBT preferido do Edson: "Foi um dos primeiros filmes de Almodóvar que assisti quando ainda era adolescente. Fiquei encantado com as personagens (principalmente Agrado, com seu humor corrosivo) e como o diretor desconstrói as identidades de gêneros e orientações sexuais. Claro que com 15/16 anos não consegui compreender todos os signos/mensagens do filme, mas mexeu muito comigo. E revendo o filme tempos depois percebi que continua com a mesma força!"

Praia do Futuro


Donato trabalha como salva-vidas na Praia do Futuro, no Ceará. Seu irmão caçula, Ayrton, tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad, um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim. É um dos filmes favoritos do Tiago: "É interessante acompanhar o protagonista, que resolve deixar tudo para trás para viver um grande amor, criando uma nova vida em outro país, mas esse passado que ele ignorou volta à tona e é preciso lidar com ele. Além disso, grande parte do filme se passa em Berlim, uma cidade superimportante para pessoas LGBTs!"

Carol


A jovem Therese Belivet tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia conhece Carol, uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente as duas desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias. É o filme favorito da Amanda: "Conta a história de amor entre duas mulheres, na década de 50, quando a mulher ainda era meio que propriedade do marido, onde em nenhum momento você vê a sexualização delas. 😍"

The Rocky Horror Picture Show


Os namorados Brad e Janet têm um pneu furado durante uma tempestade e descobrem a misteriosa mansão do louco cientista Dr. Frank-N-Furter. Eles encontram uma casa cheia de personagens selvagens, incluindo um motociclista e um mordomo assustador. Através de danças sistemáticas e canções de rock, Frank-N-Furter revela sua mais recente criação: um homem musculoso chamado Rocky. É o filme favorito do Emílio: "Ele é ótimo... musical, paródia, boy magia, travesti estrelando... mexe com a fragilidade do macho hétero também..."

Me Chame Pelo Seu Nome


O jovem Elio está passando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda com a chegada de Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai. É o filme LGBT favorito do João: "Eu gostei por retratar parte do que eu vivi. É uma releitura de uma parte da minha vida. ❤️" É também um dos preferidos da Margot: "É sensível e tranquilo. Um cenário deslumbrante em uma época não tão fácil." E do Guilherme: "Não sei bem o que me fez gostar desse filme, mas só sei que eu amo assistir, já vi várias e várias vezes e não canso de ver. 😍"
(Confira as locações na Itália onde o filme foi rodado: Viagem cinematográfica: 'Me chame pelo seu nome' no belo norte da Itália)

Hawaii


Dois jovens de diferentes origens sociais se cruzam em uma inusitada situação no campo e acabam desenvolvendo uma crescente atração um pelo outro. É um dos filmes favoritos do Heverton: "É simplesmente lindo e fofo!"

Com Amor, Simon


Aos 17 anos, Simon aparenta levar uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: não revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de classe, anônimo, na internet. "Com Amor, Simon" é um dos filmes mais queridos de nossxs seguimores. "O tema da homossexualidade é abordado de forma leve e natural. O personagem é gay, mas não é a única característica dele. Ele é mais complexo do que homossexuais geralmente são em filmes/séries. O romance e as amizades são realistas. E é bom ver um filme LGBTQ+ com um final feliz. Haha", comentou Felipe.

"Eu gosto do filme, primeiramente por ser uma comédia romântica que aborda de forma divertida assuntos importantes sobre a sexualidade do personagem diante da família, as questões de bullying e chantagem no colégio, inclusive os problemas do personagem que faz chantagem e também a história de Simon em busca do amor, que tem um final feliz (algo raro em filmes LGBTQI+) e o fato de um personagem negro ser a pessoa tão aguardada por Simon❤️", ressaltou André. E é também um dos filmes favoritos do Guilherme: "Ele se apaixona por uma pessoa que ele não conhece (na verdade conhece, só não sabe quem é a pessoa de fato), e os pais dele apoiam ele, e isso pra mim é o máximo! 😍😘😍 Eu amo filmes com temáticas LGBT, porque além de ser a coisa mais linda do mundo é uma representatividade para nós! 😍😍"

É isso, né? Adoramos representatividade e boas histórias! E essa lista dos filmes LGBT favoritos ficou maravilhosa!! Muito obrigado a todxs que contribuíram e compartilharam por que gostam tanto destes filmes citados!!

Por Tiago Elídio...

Comentários

  1. Tiago, excelentes dicas. Já vi alguns e já vou agendar os outros. Abração. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Margot!! Bom fim de semana pra você também e boas sessões!!!

      Excluir
  2. Amei as dicas de flmes!
    Coloquei uns filmes com temática LGBT... no meu canal, tá!🌈
    🙏Quem quiser se inscrever no meu canal, vou amar muiiiiiiiiito!😍
    https://www.youtube.com/playlist?list=PLhbWgpQNhE0EZXv3EC53olX1T_aFBrRb9

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO delicada atração pq a trilha sonora é td de músicas da Cass Elliot! Faltou Weekend na lista! Eu adoro esse filme..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, sim, a trilha desse filme é ótima!!
      e verdade, ainda faltaram vários filmes bons na lista! <3

      Excluir

Postar um comentário

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook