Veja algumas recomendações de livros com temática LGBT

Nos últimos dias, vivemos um infeliz ato de censura por parte do prefeito do Rio de Janeiro, Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado, que mandou recolher a história em quadrinhos "Vingadores - A Cruzada das Crianças" da Bienal do Livro, apenas pela obra conter um beijo entre dois homens! Sim, apenas por mostrar este simples ato de carinho entre duas pessoas que se amam.

Cena do HQ "Vingadores - A Cruzada das Crianças"

Com tantos problemas na cidade, o sumido prefeito resolveu aparecer e investir tempo e dinheiro discriminando a comunidade LGBT, além de passar por cima da Constituição, que prevê a liberdade de expressão e condena qualquer tipo de censura! Mas felizmente não conseguiu e todos os livros com temática LGBT na Bienal foram comprados e doados pelo youtuber Felipe Neto! #CensuraNuncaMais! E se você quiser algumas indicações de leitura de livros com personagens da nossa linda e resistente comunidade, confira as dicas de nossxs seguidores e seguidoras! <3

O Terceiro Travesseiro, de Nelson Luiz de Carvalho (1998)


Dica do Dândi Urbano: "A descoberta do amor entre dois jovens adolescentes, amigos que descobrem juntos essa força intensa que os une numa viagem pela descoberta do prazer de estar juntos, enfrentando os desafios dessa relação, a diferença de reação da família de cada um ao descobrir essa relação e como a aceitação ajudou e acolheu." E também do Wagner: "É um livro que relata uma história verídica, que aconteceu no final dos anos 90. Naquela época, ser gay era completamente difícil, pois o preconceito e o medo de sair do 'armário' dominava os jovens daquela época. E o livro retrata o amor entre dois jovens, que buscam de todas as maneiras quebrar as barreiras e os preconceitos de uma sociedade doentia. ️❤🧡💛💚💙💜"️ 

A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro (1999)


As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley (1982)


Dicas do Heverton: "Os dois desconstroem padrões sobre desejo sexual."

A Asa Esquerda do Anjo, de Lya Luft (1981)


Dica do Rodrigo: "Lya Luft sempre atemporal e a história é incrível."

Com Amor, Simon, de Becky Albertally (2015)


Dica do Ricardo: "É um livro que trata da sexualidade sem aqueles clichês clássicos e estereotipados. É simplesmente algo muito natural e realista. A história de um garoto que conhece outro anonimamente por e-mail e se apaixona por ele. Todo gay que nasceu nos anos 90/2000 pode se identificar com essa parte. Simon não é assumido, mas não porque ele se envergonhe ou tenha pais que não o compreenderão, muito pelo contrário. Ele simplesmente faz uma crítica ao porquê somente os gays precisam se assumir e teme ser rotulado de maneira que ele nunca possa mudar. Mas os e-mails de Simon acabam vazando e ele é chantageado e no fim ele passa boa parte tentando descobrir quem é o menino pelo qual se apaixonou, que estuda no mesmo colégio que ele, e transmitindo a mensagem de que 'Todo mundo merece uma grande história de amor'. É um livro extremamente leve, sensível, engraçado e crítico nos momentos certos com sacadas e frases que todo gay já disse ou pensou em dizer pelo menos uma vez. Existe também a adaptação pro cinema e é muito fofo também. 'Com amor, Simon' passou a ser meu comfort book/movie."

Arrase!, de RuPaul (2018)


Dica da Aline: "Mostra a trajetória da Mama Ru no programa e fora dele, porque além da Ru ser drag e gay, ela é negra, e encontrar um espaço na sociedade fica mais complicado, ainda mais no meio artístico, em que você teria que estar dentro de um 'padrão' para ter a possibilidade de ter uma carreira na mídia."

Erros e Recomeços, de Rafaela Mendes (2014)


Dica da Fernanda: "O livro tem temática lésbica e espírita, além do romance super bem trabalhado desde a adolescência de uma das protagonistas, passando pela mágoa do primeiro amor e tal... Até a redenção do amor verdadeiro. 🥰"

O Quarto de Giovanni, de James Baldwin (1956)


Dica do Thiago: "Eu Li Baldwin por recomendação de uma amiga que era professora em um curso de Letras/Inglês. Achei a história interessantíssima, pois se passa na Paris na década de 1950 e mostra como as vivências homossexuais por vezes eram/são mascaradas sob o manto da 'subversão'. Espaços subversivos, pessoas subversivas, mundo subversivo é o que encontramos nessa obra. Não como uma condenação, como um rótulo à comunidade LGBT. Vejo que Baldwin, como negro e gay assumido já naqueles anos, tentou mostrar como os homossexuais utilizavam do que se poderia chamar de subversivo para conseguir viver a vida, ser quem são, amar quem amam. Me senti tocado pelo livro, não só por ter sido a primeira vez que me vi enquanto gay representado na literatura, mas porque vi nos personagens o desejo de viver um vida sem julgamentos, em grande dilema com os padrões morais que a sociedade tenta impor."

Vidas em Arco-Íris, de Edith Modesto (2006)


Dica do Livio: "Relatos das vidas de gays e lésbicas nos quais nos identificamos e também nos emocionamos com o que eles e nós passamos."

As Crônicas de Miramar, de Flávio St. Jayme e Wemerson Damasio (2017)


Dica do Renato: "É um dos poucos livros de aventura e fantasia de autores brasileiros e que tem adolescentes com superpoderes e, entre eles, um negro e um LGBT, e vivem um grande mistério na cidade de Miramar e trata tudo com muita naturalidade etc. Eu gostei muito. É de uma editora pequena e espero que dê certo de ser lançada a continuação."

Resilientes: um manifesto contra a LGBTfobia (2019)


Dica da Débora: "É uma antologia de novos autores nacionais, que trazem diversos textos. Então não foca somente em histórias tristes, de como o personagem lgbt saiu do armário, há histórias de vários tipos e achei legal isso, porque sai um pouco do lugar comum de histórias lgbt. E eu tive a grande oportunidade de contribuir com um conto 💜"

3 e 15, de Eduardo de Souza Caxa (2016)


Dica da Margot: "3 e 15 é um livro de crônicas. É de um amigo virtual, Eduardo Caxa. Um blogueiro de anos e anos. Conta algumas experiências da vida dele, alguns amores, alguns aprendizados e algum humor. Sensual, mas bem escondido... Sensual nas palavras e mais explícito para quem conhece a escrita do Edu. Eu adoro e de vez em quando leio uma crônica, depois de devorar o livro algumas vezes. Edu trabalha com TI e mora em Sampa. É um amigo querido. Não é um livro só para homoafetivos, é para pessoas que gostam e amam."

1+1: A Matemática do Amor, de Augusto Alvarenga e Vinícius Grosso (2016)


Dica do Gabriel: "Eu amo 1+1 porque todos nós conseguimos nos sentir um pouquinho dentro da história. Eles narram a história de dois amigos que crescem e aprendem a conhecer o mundo juntos, até que entendem que o sentimento que tem um pelo outro é mais do uma amizade, é amor. A forma como a relação dos personagens é descrita, mostrando o misto de sensações que alguém sente quando entende o que é se apaixonar por alguém, a mistura de medo, excitação, vontade de conhecer o mundo e desejo de estar sempre perto da pessoa amada, fazem a história se tornar única. ️❤ Os autores relatam de forma muito real como é a relação com o preconceito, e conseguimos nos sentir muito representados no momento onde as situações de preconceito são descritas, nos sentimos parte do livro, nos vemos ali. Com toda certeza 1+1 foi uma das melhores leituras que tive acesso, e pra mim COM CERTEZA merece uma continuação. ️🏳️‍🌈❤😍"

Livros do Fabrício Viana


Dica do André: "Além de ser meu amigo, gostei muito das narrativas, dos contos e da história."

Um Milhão de Finais Felizes, de Vitor Martins (2018)


Dica do Thiago: "É um livro que mostra situações da vida de dois personagens gays que me identifiquei muito, dentro da história de construção da minha sexualidade. E nesse cenário difícil, nós lgbts estamos precisando de esperança. E é o que o livro desperta. Tudo vai melhorar. Um milhão de finais felizes nos esperam."

Assim esperamos! <3
Boas leituras! E obrigado a todxs pelas sugestões! ;)
Se tiverem outras, deixem aqui embaixo nos comentários!!

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook