Crônica de viagem: perdendo o fôlego em Santorini

Santorini, na Grécia, é realmente um destino de tirar o fôlego! E isso desde a chegada, principalmente se você chegar em um ferry, pois a estrada que leva ao centro da ilha é bastante íngreme e tortuosa, então provavelmente você vai sentir um friozinho gostoso na barriga, ainda mais se tiver medo de altura! Mas também vai ficar sem fôlego pela paisagem incrível e única desse lugar!

Sapeca e as belas paisagens de Santorini - Imagem: Tiago Elídio

Se você ainda não sabe, a ilha, conhecida pelos gregos como Fira, está localizada em um vulcão! Ou o que restou de sua última grande erupção, que ocorreu há cerca de 3600 anos. E é justamente por isso que este local é tão diferente e peculiar. Além disso, tem a famosa arquitetura branca com algumas cúpulas azuis de igrejas bem de frente para o mar, nos penhascos, a quase 300 metros de altura. E isso é o que dá o grande charme de Santorini.

A bela paisagem e arquitetura de Ia - Imagem: Luiz Sanches

Porém, essa imagem diz respeito a apenas uma parte da ilha, Ia (escreve-se Oia). É justamente lá, aliás, que está a grande sensação do lugar: o famoso pôr do sol! Sem dúvida, é uma experiência maravilhosa! Mas se prepare, pois todo mundo quer observar e tirar muitas fotos das casinhas brancas da caldeira com o sol se pondo ao fundo. É o lugar mais fotografado de toda a Grécia! Então é preciso chegar cedo para encontrar o seu lugarzinho ao sol, afinal as ruas são bem estreitas e a aglomeração de turistas é gigantesca. Para se ter uma ideia, as pessoas costumam chegar entre 17h e 18h e o sol se põe por volta de 20h30. E o pós-pôr do sol pode ser um pouco claustrofóbico, pois quase todos saem ao mesmo tempo. Muitas vezes não podem esperar, pois precisam pegar os ônibus turísticos para voltar a outras partes da ilha.

Pôr do sol espetacular - Imagem: Tiago Elídio

Uma boa dica, portanto, é ficar justamente em Ia! Evidentemente é a parte mais cara da ilha, mas existem boas opções de hospedagem com preços razoáveis que estão bem próximas e você pode ficar tranquilx e circular a pé nessa parte disputada de Santorini. Uma delas é o Aspa Villas, que tem um serviço excelente! Além disso, tem piscina, banheira de hidromassagem e cadeiras na caldeira com uma vista espetacular! Assim, você pode acordar e ir tomar o seu café da manhã tranquila e belíssima com uma paisagem deslumbrante! E bem perto desse hotel, tem um ótimo e agradável restaurante, o Anemomilos! É um excelente lugar para experimentar/comer carne de cordeiro, que é uma comida tradicional na Grécia, e o prato custa praticamente a mesma coisa que um de frango! Como isso não acontece no Brasil, se você não for vegetarianx, esse é o momento de aproveitar e comer cordeiro! E tomar um vinho branco, afinal Santorini também é conhecido por sua produção vinícola!

Café da manhã com vista incrível - Imagem: Tiago Elídio

Aliás, se você não tiver muitos dias na ilha, uma boa dica é fazer o tour "Traditional Santorini", pois assim você vai conhecer mais sobre a história do lugar, além de visitar pontos importantes da ilha, como o sítio arqueológico de Akrotini, a praia vermelha, o Profitis Ilias (ponto mais alto), além de degustar vinho e finalizar com o pôr do sol em Ia, claro! Todos os tours terminam assim, basicamente! Outro tour que você talvez pense em fazer é a visita ao vulcão, mas é um pouco cansativo, então é bom avaliar antes se vale realmente a pena. Talvez o de meio dia. O do dia completo é muita enrolação e perda de tempo! Fuja!

Sapeca na praia Perissa - Imagem: Tiago Elídio

E para relaxar, também temos praias! A mais frequentada e com uma ótima estrutura é Perissa, com suas belas pedrinhas pretas vulcânicas. Mas se estiver procurando algo mais deserto, bem perto de Ia está Baxedes e Paradise, mas as pedrinhas aqui são maiores e incômodas e o mar um pouco mais agitado. Porém, como é pouco frequentada, é ótimo para ter um momento de sossego e para contemplar o mar e a natureza.

Praia tranquila e praticamente deserta próxima a Baxedes - Imagem: Luiz Sanches

Ah, e sobre lugares LGBT, aparentemente parece que não há nada voltado especificamente para esse público, diferentemente de Mykonos (aliás, confira aqui a crônica de viagem sobre lá). Santorini é uma ilha menos fervida e mais relax. Sem dúvida nenhuma, um lugar incrível e único que vale muito a pena conhecer!

Por Tiago Elídio...

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook