Conheça os 10 melhores museus do Brasil segundo o TripAdvisor

Além de apresentar a lista dos melhores museus do mundo de 2018, o TripAdvisor também divulgou os 10 mais bem avaliados do Brasil de acordo com as opiniões de viajantes do seu site. Assim como a lista mundial, também temos alguns bem famosos e outros menos conhecidos! Quase todos estão no Sudeste. Há apenas dois representantes na região Sul e um no Nordeste. Confira a lista e se inspire para suas próximas viagens!

Sapeca e o MASP ao fundo - Foto: Tiago Elídio

10 - Museu de Arte de São Paulo

Em décimo lugar, ele, o queridinho de São Paulo: o MASP! Sem dúvida nenhuma, uma das mais importantes instituições culturais brasileiras e latino-americanas, com um acervo riquíssimo, incluindo obras de Portinari, Picasso, Van Gogh, Renoir, Velázquez, Degas, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Volpi... Enfim, grandes nomes da arte! Além disso, o museu sempre apresenta exposições temporárias muito interessantes, como as recentes "Histórias Afro-Atlânticas", "Histórias da Sexualidade" e "Guerilla Girls: Gráfica, 1985-2017". Não tem como passar por São Paulo e não fazer uma visita ao MASP! Para mais informações, aqui está o site oficial.

Sapeca no MASP - Imagem: Tiago Elídio

9 - Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Em novo lugar, um gaúcho: o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Trata-se de um museu de ciências naturais que apresenta atividades para todas as idades, trazendo experimentos sobre o universo, a terra, o meio ambiente e o homem, entre outros. São cerca de 700 atrações interativas! Parece bem interessante, né? Sapeca já está com vontade de conhecer! Quando passar por Porto Alegre, com certeza passará por lá! Para mais informações, só clicar aqui.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS - Imagem: Site oficial

8 - Museu do Futebol

O oitavo lugar é para quem gosta de esporte e, mais especificamente, de futebol, pois quem ocupa esta posição é o Museu do Futebol, que fica junto ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Segundo o site oficial, "a exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa, como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu, portanto, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta." Para mais informações sobre o local, aqui está a página oficial.

Sala das Copas do Mundo - Museu do Futebol - Imagem: Juan Guerra/Site oficial

7 - Museu Imperial

O sétimo colocado desta lista fica na cidade de Petrópolis, o Museu Imperial, antigo palácio de verão de Dom Pedro II. Dessa forma, seu acervo é constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial. É ótimo para conhecer mais sobre a história do Brasil. Além disso, nos jardins do museu, há uma agradável cafeteria, onde você pode tomar café da manhã e comer uma gostosa torrada petrópolis! Para mais informações sobre, aqui vai o site oficial.

Sapeca nos jardins do Museu Imperial - Imagem: Tiago Elídio

6 - Catavento Cultural e Educacional

Para o sexto lugar, retornamos à capital paulista, mais precisamente para o Palácio das Indústrias, onde está o Catavento Cultural e Educacional, museu interativo dedicado às ciências. São 240 instalações que estão divididas em quatro seções: universo, vida, engenho e sociedade. É o museu mais visitado do Estado de São Paulo! E aos sábados a entrada é gratuita! Para mais informações, esta é a página oficial.

Castelo Rá-Tim-Bum, quer dizer, Catavento Cultural e Educacional - Imagem: Site oficial

5 - Museu Oscar Niemeyer

Em quinto lugar, está o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, apelidado de Museu do Olho, por causa de sua arquitetura. A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Entre os destaque do acervo, estão Andy Warhol, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Tomie Ohtake e o próprio Oscar Niemeyer, que projetou o local. Se passar pela capital paranaense, não deixe de visitá-lo! E aqui está o site oficial para mais informações.

Museu Oscar Niemeyer, vulgo Museu do Olho - Imagem: Tiago Elídio

4 - Instituto Ricardo Brennand

Saindo do Sul, seguimos para o Nordeste, onde está o Instituto Ricardo Brennand, que ocupa a quarta posição da lista. Localizado em Recife, são 3 prédios (castelo, pinacoteca e galeria) espalhados em um terreno de 18 mil hectares. Apresenta o acervo do industrial pernambucano que fundou e dá nome ao local, com ênfase no período colonial e no Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post. Além disso, o instituto abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. Sem dúvida nenhuma, vale a pena conhecer! Para mais informações, só acessar aqui a página oficial.

Instituto Ricardo Brennand - Imagem: Site oficial

3 - Inhotim

Na terceira posição, um lugar bem agradável localizado relativamente perto de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho: Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. E esse é exatamente um de seus grandes diferenciais, pois é agradabilíssimo andar pelo parque, que ocupa uma área de 140 hectares de visitação e, entre os jardins e lagos, se deparar com esculturas, instalações e galerias, muitas contendo obras interativas. Inclusive, em dias quentes, é possível se refrescar na "Piscina", obra do artista Jorge Macchi. Também há trabalhos de Tunga, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Helio Oiticica, Miguel Rio Branco, Olafur Eliasson, Chris Burden, Yayoi Kusama, Janet Cardiff, entre muitos outros nomes de peso nas artes contemporâneas. É realmente um lugar adorável! Aqui está um post que já fiz sobre lá.

"Piscina" Jorge Macchi - Foto: Luiz Sanches

2 - Museu do Amanhã

Em segundo lugar, o Museu do Amanhã, localizado na agradável e renovada Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, seu edifício futurista é um dos grandes destaques. A proposta da instituição é ser um museu de artes e ciências e contar com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social. Embora seja uma proposta interessante, acaba sendo um lugar mais espetaculoso e bom para fotos, mas com muitas informações juntas que acabam se perdendo um pouco e ficando meio cansativas. Mas, de qualquer forma, vale conhecer. Sempre bom pensar no amanhã! Para mais informações, acesse aqui o site oficial.

Museu do Amanhã - Imagem: Tiago Elídio

1 - Pinacoteca do Estado de São Paulo

E a lista começa e termina com lugares da cidade de São Paulo. A primeiríssima posição fica com a agradável e charmosa Pinacoteca, que ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, ao lado da bela Estação da Luz. Trata-se do mais antigo museu de arte de São Paulo e abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais de dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX, com obras representativas de Portinari, Anita Malfatti, Almeida Júnior, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Além disso, também apresenta exposições temporárias interessantes, como a atual "Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960-1985". Para mais informações, aqui está a página oficial.

Sapeca na Pinacoteca - Imagem: Tiago Elídio

E você, qual museu recomendaria na sua cidade? Vale mencionar, por fim, o triste incêndio ocorrido no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, convertendo um rico e importante acervo em cinzas... Simplesmente lamentável! É triste o descaso de nossos governantes com nossas instituições culturais. Mas façamos nossa parte e visitemos sempre nossos museus e espaços culturais, pois isso sempre nos enriquece bastante culturalmente! Além dos apresentados aqui, há inúmeros outros que merecem a visita! Aos museus, portanto!

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook