Confira os filmes com temática LGBT do Festival do Rio 2019

Depois de enfrentar dificuldades e passar por uma campanha de financiamento coletivo, este ano o Festival do Rio chega mais tarde. A 21ª edição deste tradicional evento carioca será entre os dias 9 e 19 de dezembro e trará uma seleção mais compacta. São cerca de 100 filmes estrangeiros, com os grandes destaques do ano e os filmes mais esperados da próxima temporada. Entre eles, claro, os longas com temática LGBT! Confira!

Alice Júnior

Alice Júnior - Imagem: Divulgação

A protagonista que dá nome ao filme é uma adolescente trans que tem um canal no YouTube e precisa se mudar com o pai para uma pequena e conservadora cidade no sul do Brasil, onde passa a estudar em uma escola que parece ter parado no tempo. Alice, então, precisa vencer o preconceito e conseguir o que ela mais deseja: dar seu primeiro beijo.

Retrato de uma jovem em chamas

Retrato de uma jovem em chamas - Imagem: Divulgação

Neste drama francês ambientado no século XVIII, temos a história de Marianne, uma jovem pintora que recebe a tarefa de fazer um retrato de Héloïse para seu casamento sem que ela saiba. Ao passar os dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo. O filme de Céline Sciamma, que também dirigiu "Tomboy" e "Lírios d'água", foi o vencedor deste ano do Queer Palm, prêmio dado ao melhor longa com temática LGBT do Festival de Cannes.

Matthias e Maxime

Matthias e Maxime - Imagem: Divulgação

Novo longa do queridinho canadense Xavier Dolan, no qual os protagonistas que dão nome ao filme são dois amigos de infância que precisam se beijar para a gravação de um curta. Um ato inocente que acaba acarretando uma série de mudanças em suas vidas.

Breve História do Planeta Verde

Breve História do Planeta Verde - Imagem: Divulgação

Vivendo em uma família aparentemente normal, a vida da mulher trans, Tania, muda completamente quando ela descobre que sua avó passou os últimos anos de sua vida relacionando-se amorosamente com um extraterrestre. Junto com dois amigos, ela viaja para o interior da argentina com a intenção de levá-lo de volta ao seu local de origem. Dirigido pelo argentino Santiago Loza, o filme foi o vencedor deste ano do Teddy Award, prêmio dado ao melhor longa com temática LGBT da Berlinale, e é uma coprodução entre Argentina, Brasil, Alemanha e Espanha.

E então nós dançamos

E então nós dançamos - Imagem: Divulgação

No auge de sua carreira, um dançarino profissional se apaixona pelo seu maior rival. Dividido entre continuar seguindo os seus sonhos e se entregar a um sentimento verdadeiro, cada vez mais o amor se torna um problema. Dirigido por Levan Akin, o filme foi a escolha da Suécia pra representar o país na próxima edição do Oscar.

Fim de festa

Fim de festa - Imagem: Divulgação

Voltando antecipadamente de suas férias depois do período carnavalesco para investigar o assassinato de uma jovem turista francesa, Breno Wanderley se depara com possíveis espelhamentos de sua própria história, da qual não consegue se desvencilhar. Entre a quarta-feira de cinzas e o domingo pós-carnaval, buscando desvendar o crime, vê em seu filho, também chamado Breno, uma chance de se reinventar numa cidade partida e melancólica.​ Novo filme de Hilton Lacerda, diretor de "Tatuagem".

Nós duas

Nós duas - Imagem: Divulgação

Por décadas, as aposentadas Nina e Madeleine esconderam seu amor profundo. Aos olhos dos que as cercam, são apenas vizinhas nos últimos anos de vida que dividem uma entrada comum: uma avó amorosa, viúva, e uma mulher impetuosa e independente que almeja passar a vida com a pessoa que ama. Clandestinamente, elas dividem uma rotina de carinho até que, um dia, um acontecimento inesperado fecha o portal que as une. Na nova realidade, o segredo não pode mais ser guardado, se elas quiserem continuar juntas – e o amor incondicional das duas é posto à prova.

Quarto 212

Quarto 212 - Imagem: Divulgação

Novo filme do diretor francês gay Christophe Honoré, estrelado por Chiara Mastroianni, que interpreta a protagonista Maria. Depois de 20 anos de casamento, ela decide sair de casa e morar no hotel da frente. Do quarto 212, ela pode ter uma visão perfeita do seu marido, da sua casa e refletir se tomou a decisão certa.

Frankie

Frankie - Imagem: Divulgação

Frankie, uma famosa atriz francesa, descobre que tem apenas alguns meses de vida. Para as últimas férias em família, ela reúne todos em Sintra, Portugal.No elenco, a queridinha Isabelle Huppert e o queridinho Jérémie Renier.

Lemebel

Lemebel - Imagem: Divulgação

O documentário explora a obra de Pedro Lemebel (1952-2015), um dos mais icônicos artistas queer do Chile. Por meio de slides e imagens de arquivo, o filme lembra o trabalho de Lemebel nos momentos em que ele lutou contra a homofobia e o machismo, inclusive durante a ditadura militar chilena, sob o regime de Pinochet.

A Rosa Azul de Novalis

A Rosa Azul de Novalis - Imagem: Divulgação

Marcelo é um dândi na faixa dos seus 40 anos que possui uma memória fora do comum. Ele é capaz de reviver memórias familiares distantes com perfeição e diz recordar de suas vidas passada detalhadamente: em uma delas, ele foi Novalis, um poeta alemão que perseguia uma rosa azul incessantemente. No entanto, Marcelo ainda não descobriu o que persegue em sua existência atual. O longa brasileiro foi destaque na última Mostra de Tiradentes, levou menção honrosa no Tel Aviv International LGBT Film Festival e foi parte da seleção oficial da Berlinale e do IndieLisboa.

O verão de Adam

O verão de Adam - Imagem: Divulgação

Adam acaba de terminar o primeiro ano do ensino médio. Quando sua irmã mais velha, Casey, sugere que ele a visite em Nova York durante o verão, o rapaz imagina que finalmente conhecerá uma garota. A fantasia não se materializa exatamente como o esperado, já que Casey abraçou com entusiasmo a vida da comunidade LGBTQ do Brooklyn.

Que os olhos ruins não te enxerguem

Que os olhos ruins não te enxerguem - Imagem: Divulgação

O documentário se propõe a discutir a diversidade de gênero, classe e raça dentro da comunidade LGBTQIA+ na cidade de São Paulo. Seus personagens percorrem a metrópole enquanto narram suas vidas, seus sonhos e afetos. A versatilidade de São Paulo em sua graça e desgraça é pano de fundo das lembranças e do dia a dia de pessoas que vivenciam o cenário periférico da cidade. A cada fala muitos poderão se reconhecer e abraçar os momentos narrados como uma lembrança, outros, refletir sobre as responsabilidades na construção de nossa sociedade.​

Madame

Madame - Imagem: Divulgação

O documentário conta a história de Camille Cabral, mulher nordestina, trans, primeira brasileira eleita na França. Na defesa dos direitos humanos, ela dedica sua vida em favor das transexuais e profissionais do sexo. Do Nordeste à Europa, sua jornada traduz o mais humano dos pleitos: dignidade.​

O chão sob meus pés

O chão sob meus pés - Imagem: Divulgação

Perto de completar 30 anos, Lola sente que está no controle absoluto de sua vida, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. No entanto, ela esconde de todos ao seu redor um complexo histórico familiar de problemas mentais que acarretaram em uma parte nunca resolvida de seu passado. Mas quando um trágico acidente a obriga a lidar com isso novamente, as coisas podem tomar um rumo inesperado.

Carlinhos e Carlão

Carlinhos e Carlão - Imagem: Divulgação

Carlão é um homem preconceituoso que trabalha em uma concessionária de carros com Cadinho, Zeca e Antunes. Nas conversas entre eles, Carlão sempre se vangloria de ser o maior entendedor de futebol e mecânica, tudo em meio a piadas machistas e homofóbicas. Quando Evaristo é alvo de tais agressões verbais, ele passa a persegui-lo e o tranca em um armário mágico. De lá sai Carlinhos, alter ego homossexual que assume o corpo de Carlão quando chega a noite.​

Zombi Child

Zombi Child - Imagem: Divulgação

Em 1962, um jovem haitiano tem seu destino mudado para sempre quando é vítima de um feitiço de vudu que o transforma em um zumbi. 55 anos mais tarde, na Paris atual, uma adolescente haitiana confia às suas novas amigas o secreto que assombra a sua família, impactando a vida de uma delas.

XY Chelsea

XY Chelsea - Imagem: Divulgação

Depois de provocar o maior vazamento de informações secretas da história dos Estados Unidos, ao revelar 750 mil documentos para o Wikileaks, o ex-soldado, hoje uma mulher trans, Chelsea Manning supostamente passaria o resto da vida atrás das grades em uma prisão militar masculina. Em janeiro de 2017, o presidente Barack Obama comutou sua sentença, em ato controverso e sem precedentes. O filme acompanha sua jornada a partir daí: a luta por sobrevivência e dignidade e a transição, da condição de prisioneira à de uma mulher livre.

The Capote Tapes

The Capote Tapes - Imagem: Divulgação

Answered Prayers (Orações respondidas) era para ser a maior obra-prima de Truman Capote, um retrato épico da reluzente alta-sociedade de Nova York. Em vez disso, foi o que provocou a sua derrocada. Através de material de arquivo de áudio inédito e entrevistas com amigos e inimigos de Capote, este documentário íntimo revela a ascensão e queda do escritor gay mais icônico dos Estados Unidos.

Raia 4

Raia 4 - Imagem: Divulgação

Amanda é uma nadadora pré-adolescente. Quieta e reservada, encontra, embaixo d’água, um refúgio onde os segredos não podem ser ouvidos. O conflito com os pais, as pressões do esporte e da fase da vida, tudo parece se acumular no entorno de Amanda, que acaba se aproximando de Priscila, uma colega de equipe.


Para consultar a programação completa, incluindo locais e horários de exibição dos filmes, é só acessar aqui o site oficial do Festival do Rio! Boas sessões! ;)

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook