AMOR: Festival de Cinema LGBT+ em Santiago do Chile

Entre os dias 13 e 18 de junho, na capital chilena, ocorre a segunda edição do AMOR Festival Internacional de Cinema LGBT+, que traz diversos filmes interessantes sobre a diversidade sexual.

AMOR - Imagem: Facebook oficial

Mais de 30 filmes, entre longas, curtas, documentários, vídeos experimentais, entre outros, provenientes de várias partes do mundo e inéditos no país, farão parte da programação de 2017, que também contará com atividades paralelas relacionadas à indústria cinematográfica e temas sociais e políticos relacionados à diversidade cultural, sexual e de gênero.

El Puto Inolvidable. Vida de Carlos Jáuregui - Imagem: Divulgação

O filme de abertura do Festival é El Puto Inolvidable. Vida de Carlos Jáuregui (O Viado Inesquecível. Vida de Carlos Jáuregui, em tradução livre), documentário argentino de Lucas Santa Ana que retrata a vida do ativista que assentou as bases do diálogo e do caminho para a antidiscriminação da homossexualidade na Argentina, convertendo-se desta forma em uma das mais importantes referências latino-americanas em relação a defesa dos direitos e a visibilidade da comunidade LGBT+.

Taekwondo - Imagem: Divulgação

Oito longas disputam o prêmio de melhor filme na Competição Internacional: A cidade do futuro (Brasil), de Cláudio Marques e Marilia Hughes Guerreiro; Below Her Mouth (Canadá), de April Mullen; Disco Limbo (Argentina), de Fredo Landaveri e Mariano Toledo; El diablo es magnífico (Chile), de Nicolás Videla; Etiqueta no rigurosa (México), de Cristina Herrera Bórquez; My Nature (Itália), de Massimiliano Ferraina e Gianluca Loffredo; Our Love Story (Coreia do Sul), de Lee Hyun-ju; e Taekwondo (Argentina), de Marco Berger e Martín Farina.

Nunca vas a estar solo - Imagem: Divulgação

No Panorama Chileno, o destaque é o filme Nunca vas a estar solo (Você nunca vai ficar sozinho, em tradução livre), comovente história inspirada no triste caso de Daniel Zamudio, vítima de um crime homofóbico que chocou o Chile em 2012.

Vênus - Filó, a fadinha lésbica - Imagem: Divulgação

Além da Competição Internacional e do Panorama Chileno, há as seções Foco Asterisco, composto por filmes que foram apresentados no festival homônimo em Buenos Aires, e Guerrilha, que reúne curtas de ficção, animação, documentários e experimentais provenientes de Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Israel, Itália, Polônia e Venezuela. Os brasileiros são Vênus - Filó, a fadinha lésbica, de Sávio Leite, e A vez de matar, a vez de morrer, de Giovani Barros.

Para conferir a programação completa, acesse aqui o site oficial. Se estiver por Santiago, essa é uma boa dica cultural! ;)

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook