Crônica de viagem: como um local em Rosário, na Argentina

A Argentina é, sem dúvida, um dos principais destinos internacionais visitados e queridos pelos brasileiros. Embora a agitada e vibrante Buenos Aires atraia a maior parte desse público, há outros lugares que merecem ser conhecidos, especialmente se você gosta de se sentir como um local. Um deles é a cidade de Rosário, distante a apenas 4 horas e meia de ônibus da capital argentina.

Sapeca observando a rodoviária de Rosário - Imagem: Tiago Elídio

Logo após desembarcar na rodoviária da cidade, você já pode aproveitar e fazer um pequeno tour pela área. Bem em frente, está o recém-inaugurado Mercado del Patio, espaço com produtos alimentícios de produção local e regional. Entre eles, uma das grandes delícias da cidade, o helado, maravilhoso sorvete cremoso! Ah, e após atravessar a rua para se dirigir até lá, não deixe de olhar para trás para admirar o edifício do terminal de ônibus, com sua bela torre do relógio.

Sapeca na entrada do Mercado del Patio - Imagem: Tiago Elídio

Rosário, aliás, tem belas construções para serem admiradas. A maior delas é o cartão-postal da cidade, o Monumento a la Bandera. Inaugurado em 1957, está situado no local onde a bandeira argentina foi içada pela primeira vez, em 1812, pelo General Belgrano. Mais do que ser visto por fora, esse monumento foi construído de forma a ser explorado por dentro. Você pode caminhar por ele e subir em sua torre, de 70 m de altura, e observar a cidade e o grande rio Paraná.

Rio Paraná visto da torre do Monumento a la Bandera - Imagem: Tiago Elídio

Caminhar pela beira do rio Paraná é outra atividade superagradável de se fazer na cidade. Você vai encontrar muitos rosarinos praticando esportes, divertindo-se com seus filhos e filhas e, claro, tomando mate, o chimarrão dos argentinos! É uma ótima forma de ocupação dos espaços públicos e de socialização com os amigos e amigas. Aos brasileiros e brasileiras, em geral, pode parecer um pouco amargo ao princípio, mas o paladar vai se acostumando aos poucos. Tendo a oportunidade, não deixe de provar!

Sapeca tomando mate - Imagem: Tiago Elídio

No entanto, além do mate, do helado, dos alfajores, das empanadas e das milanesas, outra coisa boa para experimentar em Rosário são as cervejas artesanais! Elas também estão na moda na Argentina e você vai encontrar diversas por aqui, principalmente na Calle Pellegrini e no bairro Pichincha, área cool da cidade com vários bares e restaurantes legais. No entanto, o público LGBT não pode deixar de passar no Kika, o bar mais LGBT-friendly da cidade, com uma decoração incrível!

Sapeca dando o close no Kika - Imagem: Tiago Elídio

Outro ponto de interesse para o público LGBT é o Paseo de la Diversidad Sexual. Inaugurado em 2007, reflete o compromisso da cidade com a visibilidade e o respeito pelas diferentes expressões da sexualidade, sendo um símbolo da historia de lutas e conquistas de organizações LGBTI.

Sapeca no Paseo de la Diversidad Sexual - Imagem: Tiago Elídio

Além do Paseo de la Diversidad Sexual, a cidade também abriga a Casa LGBTI, centro social e cultural para lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexuais. Inaugurada em 2016, é a primeira instituição deste tipo no país. Oferece informação e orientação, além de cursos, oficinas e atividades culturais para esse público.

Casa LGBTI - Imagem: Tiago Elídio

Rosário, portanto, é uma cidade ideal para experienciá-la como se você fosse um local. Hay que vivirla para descobrir os seus encantos. Com um tamanho médio, você pode percorrê-la em bicicleta ou até mesmo a pé e curtir tranquilo seus parques, bares, cafés, restaurantes e museus. Disfruta!!

Sapeca e o Monumento a la Bandera, em reforma - Imagem: Tiago Elídio

Por Tiago Elídio

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook