No Rio, Cinemateca do MAM realiza ciclo de cinema e debates sobre dissidências sexuais

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro recebe a mostra "Dissidências Sexuais - Cinema, Gênero e Direitos". Curtas, longas, documentários, animações, performances, diferentes gêneros, formatos e tipos de produção serão exibidos e debatidos com o público por cineastas, professores, estudantes, parlamentares e ativistas, visando o avanço de políticas públicas progressistas.

A festa da menina morta - Imagem: Divulgação

Realização do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, a mostra pretende contribuir para a promoção dos direitos daqueles que diariamente sofrem violência, opressão social, política e econômica por suas orientações sexuais ou identidades de gênero, promovendo assim, a diversidade cultural e os direitos humanos.

Last chance - Imagem: Divulgação

Em uma parceria com os cineclubes Cinerama – ECO/UFRJ e LGBT, foram selecionados filmes que deslocam a percepção habitual, ultrapassam o senso comum e provocam debates. A curadoria organizou as exibições por temáticas diárias, privilegiando filmes de realizadores jovens e buscando criar um panorama com representatividade de diferentes grupos sociais. Na segunda-feira, 27, o foco é o Canadá. Na terça, 28, Transgeneridades. Quarta, 29, Performatividade. Quinta, 30, Queer. E na sexta, dia 1º, Panorama para o encerramento.

Doce Amianto - Imagem: Divulgação

Para conferir a programação completa, é só acessar aqui o site oficial ou aqui a página no Facebook. A entrada é gratuita e a distribuição de senhas para cada atividade se inicia uma hora antes na recepção da Cinemateca. Bons filmes e bons debates! ;)


Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook