Copa do Mundo dos Direitos LGBT: Grupo A - Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai

Falta pouco para a Copa do Mundo 2018! E quem gosta de futebol já está contando os dias! No entanto, há grande preocupação em relação aos torcedores LGBT que vão à Rússia para assistir aos jogos, pois o país sede não é muito amigável à nossa comunidade. Pensando nisso, resolvemos ver como está a situação dos direitos LGBT em todos os países participantes e fazer uma Copa do Mundo dos Direitos LGBT, usando a mesma tabela de partidas do campeonato da FIFA. Quem será que ganha? Nesse primeiro post, a disputa entre o Grupo A: Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai.

Ativistas durante uma manifestação em São Petersburgo em 2013 - Imagem: Olga Maltseva

Para contabilizar os resultados, usamos uma pesquisa anual que traz aos viajantes um panorama sobre a situação de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais em centenas de países. São considerados os seguintes critérios: legislação antidiscriminação, casamento/união civil, direito à adoção, direitos de transgêneros, idade igualitária de consentimento, influência religiosa, restrições a viajantes soropositivos, leis antigays, homossexualidade ilegal, paradas de Orgulho LGBT banidas, hostilidade de locais, perseguição, assassinatos e pena de morte. A pontuação vai de 10 a -16. E usaremos estes pontos como se fossem equivalentes aos gols.


No Grupo A, nem precisamos pensar muito para concluir que o Uruguai é o grande favorito dessa chave, mas vamos aos resultados dos jogos.

Jogo 1: 
    
A Rússia começou passando vergonha, dando uma grande mancada com sua legislação antigay. Isso sem contar na hostilidade da torcida. No total, 8 gols contra. Mas a Arábia Saudita foi ainda mais perna de pau no quesito direitos humanos! E muita violência em campo! 14 gols contra e muitos cartões vermelhos!
Resultado: Rússia 14 x 8 Arábia Saudita

Jogo 2: 
    

Egito entrou em campo jogando mal como a anfitriã e cometendo mais infrações. Só marcou gol contra, 9 no total. Já nosso vizinho mandou superbem no respeito à diversidade, marcando 8 golaços!
Resultado: Egito 0 x 17 Uruguai

Jogo 3: 
     
Rússia e Egito seguem na disputa para ver quem é mais frangueiro na intolerância. Foram 8 gols contra da Rússia e 9 do Egito!
Resultado: Rússia 9 x 8 Egito

Jogo 4: 
   
Uruguai segue dando show nos direitos civis, marcando 8 gols. Já a Arábia Saudita precisa treinar bem mais, pois além dos 14 gols contra, está cometendo muitas faltas e penalidades gravíssimas.
Resultado: Uruguai 22 x 0 Arábia Saudita

Jogo 5: 
   
O país sul-americano segue dando o exemplo e dá uma goleada na Rússia.
Resultado: Uruguai 16 x 0 Rússia

Jogo 6: 
            
A disputa aqui é para ver quem joga pior. Ambos apresentam resultados sofríveis. Arábia Saudita com 14 gols contra e Egito com 9. Vexame para todos os lados, pior que uma pelada de várzea! Ambos ainda têm muito a melhorar.
Resultado: Arábia Saudita 9 x 14 Egito


Classificação final do Grupo A:
Uruguai: 55 pontos
Rússia: 23 pontos
Egito: 22 pontos
Arábia Saudita: 17 pontos

 Nicolás Lodeiro e Edinson Cavani, jogadores do Uruguai

Como havíamos previsto, o Uruguai saiu em disparada na primeira posição da classificação geral do grupo. Parabéns, Celeste Olímpica! A Rússia, apesar dos resultados sofríveis, jogou com adversários ainda piores e, por isso, conseguiu seguir na disputa. Mas provavelmente não passará da próxima fase!

E o Grupo B? Nesta chave estão Portugal, Espanha, Marrocos e Irã! Quem vai se classificar para a próxima fase? Os resultados dos jogos ficam para o próximo post! Façam suas apostas e não deixem de acompanhar!

Por Tiago Elídio

Comentários

Postar um comentário

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook