Inside Out: o festival de cinema LGBT de Toronto

Celebrando sua 28ª edição em 2018, o Festival de Cinema LGBT de Toronto, mais conhecido como Inside Out, é o maior evento do gênero no Canadá, apresentando os melhores e mais diversos filmes relacionados à comunidade LGBT. Este ano será realizado entre os dias 24 de maio e 3 de junho, trazendo vários destaques de Sundance e da Berlinale, como os brasileiros Bixa Travesty e Tinta Bruta, e o filme de abertura, A kid like Jake.

A kid like Jake - Imagem: Divulgação

Dirigido pelo diretor trans Silas Howard, que também dirigiu a segunda temporada da série TransparentA kid like Jake (Uma criança como Jake, em tradução livre) conta a história de Alex (Claire Danes, da série Homeland) e Greg Wheeler (Jim Parsons, o Sheldon de The Big Bang Theory), casal que tem grandes expectativas em relação ao filho Jake, uma brilhante e precoce criança de quatro anos que prefere Cinderela à GI Joe. Na véspera do ciclo de admissão do filho para o jardim de infância, os dois são obrigados a confrontar preconceitos e ver o que é melhor para Jake e para eles. O longa, que estreou no Festival de Sundance, será o filme de abertura do Inside Out 2018.

Tinta Bruta - Imagem: Divulgação

"A programação deste ano oferece uma seleção impressionante de alguns dos mais esperados filmes LGBTQ+ do ano, com estreias mundiais e longas premiados nos melhores festivais do mundo, como Sundance, Berlim, e SXSW", afirmou Andrew Murphy, Diretor de Programação do Inside Out. Entre estes premiados, estão os brasileiros Bixa Travesty e Tinta Bruta, que ganharam, respectivamente, o Teddy Award de melhor documentário e de melhor longa de ficção.

Bixa Travesty - Imagem: Divulgação

O corpo político da cantora transexual negra Linn da Quebrada é a força motriz de Bixa Travesty,  documentário de Kiko Goifman e Claudia Priscilla. Tinta Bruta, por sua vez, traz a história de Pedro, que, enquanto responde a um processo criminal, é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam. O longa foi escrito e dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, os mesmos de Beira-Mar.

Retablo - Imagem: Divulgação

Retablo (Retábulo, em tradução livre) é outro filme latino-americano premiado na Berlinale presente no Inside Out. Neste longa peruano, temos a história de Segundo Paucar, um garoto de 14 anos que está sendo treinado por seu pai, um mestre de retábulos em um vilarejo nas montanhas peruanas, para continuar com o legado da família. A caminho de uma festa patronal, Segundo vê por acaso algo que seu pai está fazendo que faz seu mundo desmoronar. Em um ambiente tradicional e conservador, Segundo tentará conviver em silêncio com tudo que está acontecendo.

O mau exemplo de Cameron Post - Imagem: Divulgação

Outro destaque é O mau exemplo de Cameron Post, sobre uma jovem adolescente que não faz ideia dos caminhos difíceis que estão por vir. Em 1993, em um baile de formatura, foi pega beijando a rainha da festa por sua tia ultraconservadora, e uma atitude drástica foi tomada: a garota foi enviada, contra sua vontade, para uma espécie de centro de conversão para jovens homossexuais. O filme, baseado no aclamado e controverso romance homônimo da escritora estadunidense Emily Danforth, já publicado no Brasil, aliás, teve sua estreia em Sundance.

Hears Beat Loud - Imagem: Divulgação

O filme de encerramento, Hearts Beat Loud (Corações batem fazendo barulho, em tradução livre) também teve sua estreia no Festival de Sundance. O longa de Brett Haley traz a história de Frank (Nick Offerman, de Parks and Recreation), pai solteiro que não está preparado para se despedir de sua filha, Sam (Kiersey Clemons, de Transparent), que em breve se mudará para seguir seu sonho de estudar medicina. Ele é dono de uma gravadora que está falindo, mas espera manter contato com a filha através da paixão que dividem: a música. Pouco antes da mudança, ele sugere que os dois iniciem uma banda, a "We're Not A Band". Uma das músicas compostas pela dupla viraliza instantaneamente na internet. Então Sam precisa decidir entre cursar a faculdade de medicina, um dos maiores objetivos de sua vida, ou se continua ao lado do pai, se dedicando à banda e à carreira de cantora.


Na edição deste ano serão 49 filmes provenientes de 27 países. "Este ano nossa equipe de programação elevou o nível mais uma vez ao oferecer uma seleção que realmente representa a ampla diversidade de nossas comunidades LGBTQ e nossas histórias", disse Andria Wilson, Diretora Executiva do Inside Out. Para conferir a programação completa, acesse aqui o site oficial. E se quiser conhecer um pouco mais de Toronto, acesse aqui este post publicado anteriormente em nosso site.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook