10 eventos turísticos gays para você curtir! Parte 3: Eslovênia!

Não tem grana para ir para a Nova Caledônia, nem quer a badalação de Sitges? Que tal então aproveitar um destino mais alternativo? A sugestão de hoje é na Eslovênia, no Leste Europeu! Seguimos com a lista dos 10 grandes eventos para o público gay que gosta de viajar e ferver por aí feita pelos meninos do blog Two Bad Tourists.

3 - Pink Week Slovenia


Castelo Bled - Foto: Site I Feel Slovenia

Trata-se de um programa anual organizado pelo casal gay Matej & Mattej, donos de uma agência de viagens voltada ao público LGBT. Inclui 4 noites e 5 dias de aventuras, festas e experiências culinárias ao redor de Liubliana, a capital da Eslovênia. Um dos destaques é a visita ao Castelo Bled, construção medieval cercada pelo lago homônimo. É sempre uma boa pedida conhecer um lugar novo acompanhado de locais, ainda mais se você for LGBT e estiver em um país pouco conhecido. "A Eslovênia é um país pequeno, mas com um grande coração", afirma Mattej, um dos anfitriões. O evento vai ocorrer entre os dias 24 e 28 de maio e tem diferentes opções de pacotes. Para se ver qual é o melhor pra você e saber quais serão as atividades, é só acessar o site.

Para quem não sabe, a Eslovênia é um país que se desmembrou da Iugoslávia no início dos anos 90. Faz parte do espaço Schengen de livre circulação da Europa e tem o euro como moeda. Faz fronteira com Itália, Áustria, Hungria e Croácia. Apesar de não haver voos diretos partindo do Brasil, é possível chegar lá passando por alguma grande cidade europeia, como Budapeste, Viena, Trieste... Afinal, já que vai para a Europa, é sempre bom aproveitar e (re-)visitar certos lugares, não é mesmo?!

Ah, e o Ljubljana Pride, a semana com a Parada do Orgulho Gay de Liubliana, ocorre entre os dias 9 e 17 de junho! Vale mencionar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado este ano por lá, mas ainda sem o direito à adoção. São os países avançando pouco a pouco nos direitos LGBT!

Também vale destacar alguns outros eventos interessantes que rolam por lá!

Um deles é o Festival de Cinema Gay e Lésbico de Liubliana. Criado em 1984, é o mais antigo festival de cinema LGBT da Europa. A edição deste ano será entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

Literatura Ao Vivo - Foto: Site Visit Ljubljana

Para quem gosta de música e literatura, há o Literatura Ao Vivo (Živa književnost). O festival ocorre desde 1994 e é um dos eventos gratuitos mais antigos de Liubliana. Entre as atividades, leituras por autores estrangeiros e eslovenos, música ao vivo, palestras com os escritores participantes, oficinas de tradução, debates sobre literatura e a fusão entre música e literatura, entre outras. É realizado sempre na Praça Velha (Stari trg), em frente à galeria SKUC, no mês de junho! Este ano, entre os dias 2 a 9!

Outro destaque é o Festival Internacional de Arte Contemporânea conhecido como Mesto žensk (City of Women, Cidade de Mulheres). Foi organizado pela primeira vez em 1995 em Liubliana a fim de chamar a atenção para a relativa falta de participação e apresentação das mulheres nas artes. Com um novo tema a cada ano, o festival apresenta mulheres artistas nacionais e estrangeiras que trabalham em diferentes disciplinas e contextos. Durante um período de 10 dias no mês de outubro, o festival apresenta diversas modalidades, incluindo artes visuais, teatro moderno e pós-dramático, dança contemporânea, performance, eventos site-specific, música e film art. Para saber mais detalhes, acesse o site oficial.

Cartaz da última edição do Red Dawns

E ainda tem mais um! O Festival Internacional Feminista e Queer Auroras Vermelhas (Red Dawns em inglês. Ou Rdeče zore em esloveno ^.^ ). Criado no ano 2000, apresenta jovens criadoras e ativistas internacionais cujos trabalhos abordam, questionam e transgridem as identidades e os papéis de gênero. O festival reúne performances, concertos, exposições, intervenções urbanas, projeções de vídeo, mesas redondas, apresentações de livro e palestras. A edição deste ano rolou agora em março! Portanto, se ficou interessadx, bota na sua agenda de 2018! Enquanto isso, dá uma olhada no site para conhecer melhor.

E para começar a se surpreender com os encantos desse país, acesse o site oficial de turismo da Eslovênia e o Visit Ljubljana.
Tem também o site relacionado à cultura, com várias informações interessantes.
Mas se você quer mesmo é saber mais da cena LGBT, indico este site aqui. Embora a maior parte esteja em esloveno, há uma parte em inglês à direita.
E também vale a pena conferir o blog Uma Brasileira na Eslovênia.

Bom, e se você quer outras opções, é só aguardar os novos posts!! Ainda faltam 7 sugestões! ;)

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook