Nova York recebe grande exposição sobre Hélio Oiticica

Quem passar por Nova York até o dia 1º de outubro pode visitar a exposição “Hélio Oiticica: para organizar o delírio”, em cartaz no Whitney Museum. Trata-se da primeira grande retrospectiva do artista brasileiro nos Estados Unidos, com destaque para o período em que ele viveu na cidade, nos anos 70.

Parangolé no metrô de Nova York - Imagem: Arquivo César e Claudio Oiticica / Divulgação

“Ao conceber esta exposição, foi particularmente importante para nós focar a presença de Oiticica em Nova York na década de 70, época em que muitos artistas internacionais vieram viver e trabalhar aqui. A expansão de suas ideias para o cinema, a fotografia e a escrita foram totalmente exploradas, como nunca antes, na pesquisa para esta exposição. E as obras, algumas expostas pela primeira vez, identificam Oiticica como uma presença paradigmática na expansão global da prática artística naquela década”, afirmou Elisabeth Sussman, uma das curadoras da exposição.

"Tropicália" - Foto: Matt Casarella / Divulgação

Hélio Oiticica é um dos grandes nomes da história da arte do século XX, considerado um dos principais artistas brasileiros dos últimos tempos. Suas obras interativas despertam nossos corpos e nossos sentidos e nos instigam a assumir um papel mais ativo, ao invés de sermos apenas meros observadores.

Hélio Oiticica em Nova York - Imagem: Arquivo César e Claudio Oiticica / Divulgação

A exposição no Whitney inclui algumas de suas instalações em grande escala, como “Tropicália” e “Éden”, e examina o envolvimento do artista com a música e a literatura, bem como sua resposta a questões políticas e sociais. Para mais informações, é só acessar aqui o site oficial do museu (em inglês).

E você também pode ver algumas das obras de Hélio Oiticica em Inhotim. Para conhecer mais desse lugar incrível, acesse esse post aqui.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook