8 lugares interessantes de cada cidade de Sense8: Mumbai

A contagem regressiva já está na reta final, pois faltam poucos dias para a estreia da segunda temporada de Sense8! Mas enquanto sexta, dia 5 de maio, não chega, estamos apresentando 8 lugares interessantes de cada cidade da primeira temporada! Hoje é a vez de Mumbai, terra da Kala e da tromba, quero dizer, de Ganesha!!

Mumbai


Portal da Índia - Imagem: Abertura de Sense8

1) Portal da Índia:
Construído durante o período colonial britânico e inaugurado em 1924, é um arco do triunfo de basalto com 26 metros de altura situado à beira do mar Arábico. O local foi usado como ponto de desembarque dos governadores britânicos e de outras personalidades proeminentes. Hoje em dia é um dos principais pontos turísticos da cidade, sendo chamado de "Taj Mahal de Mumbai". O monumento, aliás, fica em frente ao luxuoso hotel Taj Mahal Palace, outro ponto atrativo de Mumbai.

Taj Mahal Palace e Portal da Índia - Foto: Site oficial Taj Mahal Palace

2) Taj Mahal Palace:
Construído por um rico industrial indiano, este hotel de luxo foi inaugurado em 1903. Com uma fachada majestosa, é conhecido por suas enormes dimensões: 550 quartos, 11 restaurantes e um café que fica aberto 24 horas por dia. Além disso, possui uma infinita lista de hóspedes famosos, como o Rei George V, John Lennon, Mick Jagger e o Presidente Obama.

Estação Chhatrapati Shivaji - Imagem: Abertura de Sense8

3) Estação Chhatrapati Shivaji:
Inaugurada em 1888 e utilizada atualmente por cerca de três milhões de pessoas todos os dias, esta histórica estação de trens de Mumbai também se destaca por sua arquitetura. E por seu valor arquitetônico, histórico e cultural, a estação foi designada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2004.

Marine Drive - Foto: Site Holidify

4) Marine Drive:
Com 3,6 km de extensão em forma de curva, o Marine Drive é uma avenida à beira-mar para carros e pedestres. É um dos lugares mais populares para caminhar, conversar, e apreciar a vista e o pôr-do-sol em Mumbai. Além disso, à noite, o reflexo das luzes se assemelha a um colar de pérolas, o que fez o local ganhar o apelido de "colar da rainha". Na vida acelerada de Mumbai, Marine Drive é um bom lugar para ter um pouco de calma e tranquilidade.

Kala perante Ganesha no tempo Babulnath - Imagem: Cena de Sense8

5) Templo Babulnath:
Outro local de tranquilidade e paz em Mumbai é Babulnath, um dos templos mais antigos da cidade, dedicado a Shiva, o deus supremo do hinduísmo. É lá também que você vai encontrar uma grande estátua de Ganesha, deus hindu da sorte, prosperidade e sabedoria. Além do seu interior, o templo também se destaca por sua arquitetura.

Haji Ali Dargah - Imagem: Abertura de Sense8

6) Haji Ali Dargah:
Flutuando como uma miragem sagrada ao longo da costa, é um santuário muçulmano localizado em uma ilhota, considerado um dos melhores exemplos da arquitetura islâmica na Índia. Foi construído em 1431 em memória de um rico comerciante muçulmano, Pir Haji Ali Shah Bukhari, que abriu mão de todas as suas posses antes de fazer uma peregrinação a Meca. A lenda diz que Haji Ali morreu durante essa peregrinação e seu caixão flutuou milagrosamente de volta a este ponto.

Chhatrapati Shivaji Maharaj Vastu Sangrahalaya - Foto: Site oficial

7) Chhatrapati Shivaji Maharaj Vastu Sangrahalaya
Conhecido anteriormente como Museu Príncipe de Gales, pois foi construído para comemorar sua visita, é o maior museu de Mumbai com um acervo de mais de 50 mil peças de diversos períodos da história da Índia, incluindo esculturas hindus e budistas, estatuetas de terracota da civilização do Vale do Indo e pinturas indianas em miniatura. Sua estrutura arquitetônica também se destaca, principalmente sua cúpula central, por ser uma mistura de arquitetura islâmica, hindu e britânica.

Bandra–Worli Sea Link - Image: Abertura de Sense8

8) Bandra–Worli Sea Link
Inaugurada em 2009, é apenas uma moderna ponte estaiada de 5,6 km de extensão que liga os distritos de Bandra e Worli, mas com uma boa vista da cidade, principalmente à noite. É geralmente o caminho para o aeroporto internacional, então você provavelmente vai passar por ela. Outra forma de observá-la é através do Forte de Bandra (conhecido também como Castella de Aguada), construído em 1640 pelos portugueses. A área onde está o bairro de Bandra, aliás, foi uma possessão portuguesa e ainda guarda resquícios dessa época. No Forte, além da ponte, é possível contemplar também o pôr-do-sol.

 Trânsito em Mumbai, com os famosos tuk-tuks. - Imagem: Abertura de Sense8

Maior cidade da Índia com 12 milhões de habitantes e centro financeiro do país, Mumbai pode ser considerada por muitos uma cidade caótica. No entanto, trata-se de uma cultura muito diferente da nossa, com uma realidade muito distinta. Conhecê-la deve ser, sem dúvida, uma experiência única. Até mesmo por isso, não espere encontrar um ambiente LGBT parecido com o do mundo ocidental, pois a cena LGBT da cidade ainda é muito embrionária, embora existam alguns bares e festas gays.

E não perca os próximos posts com outros lugares bacanas das cidades de Sense8! E se você ainda não viu, já tem o da Cidade do México, o de São Francisco e o de Seul.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook