8 lugares interessantes de cada cidade de Sense8: Nairóbi

Falta pouco! A segunda temporada de Sense8 estreia na próxima sexta, 5 de maio! Enquanto isso, estamos apresentando 8 lugares interessantes de cada cidade da primeira temporada! Hoje é a vez de Nairóbi, terra de Capheus, no Quênia, país onde infelizmente a homossexualidade ainda é um crime.

Nairóbi

Girafa no Parque Nacional de Nairóbi - Imagem: Abertura de Sense8

1) Parque Nacional de Nairóbi:
Localizado a cerca de 7 km do centro de Nairóbi, este parque nacional tem uma abundante vida selvagem que, em alguns locais, pode ser observada com os arranha-céus ao fundo. É a experiência de safári mais acessível do Quênia. E apesar de sua proximidade com o ambiente urbano e a dimensão relativamente pequena para um parque nacional africano, este parque possui uma grande e variada população de animais selvagens, como girafas, rinocerontes, leões, leopardos, guepardos, hienas, búfalos, entre outros. Os visitantes dispõem de locais para fazer piquenique, três parques para acampar e algumas rotas de trilhas.

Elefantes no David Sheldrick Wildlife Trust - Imagem: Abertura de Sense8

2) David Sheldrick Wildlife Trust:
Esta fundação sem fins lucrativos foi fundada em 1977 em memória de David Sheldrick, pioneiro em técnicas para criar elefantes e rinocerontes órfãos e reintroduzi-los na vida selvagem. O centro é hoje o orfanato de elefantes mais bem-sucedido no mundo e uma das organizações pioneiras de proteção do habitat natural e da vida selvagem na África Oriental. Durante uma hora do dia, o centro é aberto à visitação e os visitantes podem conhecer os filhotes de elefantes, ver os tratadores alimentando-os com mamadeiras e observá-los brincando e tomando banho de lama. Por tudo isso, o David Sheldrick Wildlife Trust é uma das atrações mais populares de Nairóbi.

Museu Nacional de Nairóbi - Foto: Site oficial

3) Museu Nacional de Nairóbi:
Inaugurado em 1930, este grande edifício no meio de jardins exuberantes oferece uma visão geral da cultura e da história do Quênia, abrigando diversas exposições culturais e de história natural, incluindo mais de 900 espécies de pássaros e mamíferos, fósseis do Lago Turkana (onde foram encontrados vários hominídeos), artefatos etnológicos de diversas tribos do Quênia e exposições de arte local.

Go-Down Arts Centre - Foto: Site Kenya Buzz

4) Go-Down Arts Centre:
Fundado em 2003 em um antigo armazém de conserto de carros, este centro de artes tem contribuído significativamente para o crescimento, o reconhecimento e a visibilidade de artistas locais, promovendo e facilitando colaborações e encontros entre artistas de diferentes disciplinas e diferentes partes do mundo. Contém 10 estúdios artísticos e abriga exposições regulares, shows, oficinas e noites culturais.

Apresentação no Bomas of Kenya - Foto: Site Afro Tourism

5) Bomas of Kenya:
A cerca de 10 km de Nairóbi, esta é uma vila turística que celebra as coloridas tribos do Quênia. O complexo é composto por várias aldeias, conhecidas como "bomas", cada uma construída no estilo arquitetônico dos principais grupos étnicos do Quênia. Neste museu vivo os visitantes podem conhecer mais sobre o estilo de vida, a arte, a música, o artesanato e a cultura de cada tribo, com suas apresentações de danças e canções tradicionais.

Girafa beija visitante no Centro de Girafas - Foto: Goran Tomasevic/Reuters

6) Centro de Girafas:
Este centro fundado em 1979 para proteger as girafas Rothschild, ameaçadas de extinção, combina preservação com atividades divertidas. Além de poder observar as girafas de perto, você vai poder dar comida a elas e até mesmo beijá-las. Quanto tudo começou, só havia 129 dessas girafas. E hoje são mais de 300. :)

Museu Ferroviário de Nairóbi - Foto: Página oficial no Facebook

7) Museu Ferroviário de Nairóbi:
A coleção principal deste museu fica num antigo edifício da estrada de ferro e consiste em relíquias da Ferrovia do Leste Africano. Há modelos de trens, fotografias, utensílios de mesa e curiosidades da história da ferrovia. No pátio estão dezenas de locomotivas em vários estágios de ruína, datando desde a época dos trens a vapor até a da independência, que ocorreu em 1963. É uma boa introdução a esta parte importante da história colonial.

Vista de Nairóbi no Kenyatta International Conference Center

8) Kenyatta International Conference Center:
Com seu nome homenageando o primeiro presidente da República, Jomo Kenyatta, o edifício cilíndrico concebido como uma fusão de estilos africanos modernos e tradicionais é um local para conferências, reuniões e exposições. Embora não seja o edifício mais alto do Quênia, domina o horizonte com uma torre de 28 andares e sua plataforma panorâmica no último andar, que também é um heliporto, oferece uma vista panorâmica de Nairóbi.

Vista aérea de Nairóbi - Imagem: Abertura de Sense8

Com uma população de cerca de 3,2 milhões de pessoas, Nairóbi é a cidade mais populosa e principal centro financeiro, econômico e cultural do país. No entanto, é muito importante mencionar que, assim como em outros países africanos, infelizmente a homossexualidade ainda é um crime no Quênia, podendo ser punida com 5 a 13 anos de prisão. Para entender um pouco mais essa situação, sugiro a leitura deste artigo: "Como é ser LGBT no Quênia?", publicado no site português Dezanove.

E não perca os próximos posts com outros lugares bacanas das cidades de Sense8! E se você ainda não viu, já tem o da Cidade do México, o de São Francisco, o de Seul e o de Mumbai.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook