Ursos celebram seu orgulho em Paris e Lisboa

Você já deve ter notado que a comunidade ursina é uma forte subcultura dentro do amplo espectro LGBT. Surgiu nos anos 80 em São Francisco, cresceu e espalhou-se para vários lugares. Atualmente conta com diversos eventos pelo mundo todo, entre eles o Orgulho Urso de Paris e o de Lisboa, que acontecem, respectivamente, no final de maio e no início de junho.

Evento do Orgulho Urso de Paris - Foto: Site Les Ours de Paris

Organizado pela associação Les Ours de Paris, o Fierté Ours Paris (Orgulho Urso de Paris) é um dos destaques do calendário LGBT francês. São 5 dias de atividades que incluem encontros em bares, jantares, piquenique, sauna, passeios de barco no rio Sena e várias festas, incluindo a noite da final do concurso de Mister Urso! Este ano, o evento será realizado entre os dias 24 e 28 de maio. Para conferir a programação completa, é só acessar aqui o site oficial do evento.

Cartaz do Orgulho Urso de Paris - Imagem: Facebook oficial

Vale mencionar também que, além do Orgulho Urso de Paris, a associação organiza regularmente encontros, como, por exemplo, piqueniques nos parques de Paris, e também está presente na Parada Gay. Para ficar por dentro dessas atividades, é só acessar aqui o site oficial.

Cartaz do Lisboa Bear Pride - Imagem: Facebook oficial

E após curtir a encantadora Paris, você pode aproveitar que já está na Europa e ir logo em seguida para Portugal, pois entre os dias 31 de maio e 5 de junho acontece o Lisbon Bear Pride (Orgulho Urso de Lisboa). O evento segue os mesmos moldes do de Paris, com encontros em bares, sauna, festas no bar TR3S e na discoteca Finalmente, além também de passeio de barco e final do concurso de Mister Bear! Para conferir direitinho a programação, é só acessar aqui o site oficial do evento.

E você sabe como surgiu a comunidade dos ursos?

Bandeira Internacional da Comunidade Ursina

Tudo começou nos anos 80, em São Francisco, nos Estados Unidos, por homens que não se enquadravam nos padrões de beleza masculina da comunidade gay da época, ou seja, jovens, magros/definidos e sem pelos. Muitos, portanto, não se sentiam identificados com este estereótipo, mas, sim, com atributos diferentes, como barba, corpo peludo, barriga saliente e maturidade. Daí veio a referência metafórica ao animal com características semelhantes, o urso. Assim, esses homens foram pouco a pouco saindo do armário, rompendo com os padrões e orgulhando-se de seus atributos físicos.

Bear Magazine - Imagem: Site oficial

A primeira publicação dedicada a divulgar o mundo dos ursos foi a Bear Magazine, criada em 1987 por um grupo que se reunia no Lone Star, um bar de motoqueiros de São Francisco. Tudo começou como um pequeno movimento desta subcultura gay da cidade e pouco a pouco foi se espalhando no boca a boca para outras regiões. Dessa forma, houve uma importante transformação nos circuitos gays, resultando em uma grande mudança na forma como essas pessoas olhavam para si mesmas e para as outras.

Ursos em Washington D.C. nos anos 90 com a bandeira ursina - Imagem: Livro Gay and Lesbian Washington

Ah, e a bandeira ursina foi criada em 1995 por Craig Byrnes, de Washington D.C., e suas cores representam as cores de pele de ursos do mundo todo (os não humanos, no caso). E inclui também a simpática pata de urso em seu canto superior esquerdo.

Eleição do Mister Urso no Orgulho Urso de Paris - Imagem: Site oficial

Com a chegada da internet, essa comunidade ganhou ainda mais força. Os ursos e afins agora têm uma referência cultural para criar laços afetivos e sociais, para se sentirem atraentes e desejados e também para romper estereótipos. Como cada vez mais homens gays têm se identificado com essa cultura, vários bares, baladas e eventos foram criados especificamente para atender a esse público, como os Orgulhos Ursos de Paris e de Lisboa, por exemplo. A comunidade ursina é, portanto, uma subcultura muito forte na ampla e diversa comunidade LGBT. Viva às diferenças! ;)

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook