Um dos maiores eventos esportivos LGBT, o World OutGames tem parte da programação cancelada

Nesta sexta, 26 de maio, começa a quarta edição do World OutGames, um dos maiores eventos esportivos e culturais da comunidade LGBT. Esse ano será realizado na cidade de Miami, nos Estados Unidos, até o dia 4 de junho. São 10 dias de atividades que giram em torno de três áreas principais: esporte, cultura e direitos humanos. No entanto, no último momento, o evento lançou comunicado informando que parte da programação foi cancelada.

Cartaz do World OutGames Miami 2017 - Imagem: Facebook oficial

O primeiro OutGames foi realizado em 2006 em Montreal, no Canadá. Com mais de 12 mil participantes, foi o maior evento internacional celebrado na cidade desde os Jogos Olímpicos de 1976. Depois, em 2009, a cidade-sede foi Copenhague, na Dinamarca. Em 2013 foi a vez de Antuérpia, na Bélgica. Organizado pela GLISA, a Associação Esportiva Internacional de Gays e Lésbicas, é aberto a todas as pessoas que queiram participar, independentemente de sua orientação sexual. Não há fases classificatórias, embora as competições sejam organizadas de acordo com os níveis de habilidade dos competidores.

Cerimônia de Abertura da 1ª edição do OutGames em Montreal - Foto: Wikipédia

Esse ano, em Miami, entre os eventos esportivos, estavam previstas competições de badminton, basquete, vôlei de praia, fisiculturismo, dança esportiva, golfe de disco, salto ornamental, hóquei em campo, golfe, vôlei de quadra, maratona e meia maratona, corrida (5K e 10K), futebol, softbol, natação, nado sincronizado, tênis de mesa, track & field, triatlo e polo aquático. No entanto, a maior parte foi cancelada (ver atualização abaixo).

Cartaz do World OutGames Miami - Imagem: Facebook oficial

Em paralelo, entre os dias 26 e 28 de maio, será realizada a 4ª Conferência Mundial de Direitos Humanos, com três eixos principais: "Inclusão nos esportes", "Saúde e bem-estar" e "Justiça social global". Será um importante encontro mundial de respeitados ativistas, pesquisadores, acadêmicos e organizações. Entre os palestrantes, estará a brasileira Alessandra Ramos, ativista trans, que vai falar sobre como é ser negrx e trans no Brasil.

E como não poderiam faltar, também serão realizadas várias atividades culturais, como concertos, exposições de arte, projeções de filmes, excursões pela cidade e, é claro, festas!

Cartaz da festa de noite de abertura - Imagem: Site oficial

Portanto, se você vai estar por Miami nos próximos dias, não pode ficar de fora desse grande evento LGBT! Para se informar melhor sobre toda a programação, é só acessar aqui o site oficial do evento. Se joga e arrasa! ;)

ATUALIZAÇÃO: No dia de abertura, o evento lançou um comunicado informando que as cerimônias de abertura e de encerramento e quase todos os eventos esportivos foram cancelados por causa de encargos financeiros. Foram mantidos apenas futebol, esportes aquáticos e dança country, além da programação cultural e da Conferência de Direitos Humanos. Vexame fazerem isso de última hora, não? 

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook