Bordeaux, cidade francesa em alta, também tem atrações para o público LGBT

A cidade francesa de Bordeaux ficou em primeiro lugar no ranking das 10 cidades para visitar em 2017 feito pelo famoso guia de viagens Lonely Planet. Localizada a cerca de 500 km de Paris, no sudoeste francês, ela é internacionalmente famosa por seus vinhos. Com quase 250 mil habitantes, fica às margens do Rio Garonne e é também um destino LGBT friendly!

Place de la Bourse e o famoso espelho d'água - Foto: Site oficial de Turismo de Bordeaux

A cidade é conhecida pelos franceses como "A Bela Adormecida", isso porque, nos anos 60, suas indústrias se mudaram para a periferia e o centro ficou um lugar meio sem vida. Além disso, dizem que a cidade é bela como a capital francesa, mas sem ter a mesma popularidade. No entanto, isso parece estar mudando e Bordeaux está cada vez mais desperta! No final dos anos 90, o centro da cidade passou por um processo de revitalização, foram instalados bondes (ou tramways ou VLT, como preferir), novas lojas e museus surgiram e a cidade foi atraindo cada vez mais turistas. Este ano, aliás, a partir de julho, uma nova linha de trem de alta velocidade (TGV) será inaugurada e o trajeto Paris-Bordeaux poderá ser feito em apenas uma hora e meia!

E voltando a um dos principais atrativos da cidade, o vinho, vale mencionar que ano passado foi inaugurada "La Cité du Vin" (A Cidade do Vinho), maior museu de vinho do mundo! A própria arquitetura do lugar já é um deboche por si só! Projetado por Anouk Legendre e Nicolas Desmazières, sua forma foi inspirada em garrafas e decanters de vinho e também se assemelha às curvas e voltas que o vinho faz ao ser despejado em uma taça. No subsolo do edifício, há uma adega com 14 mil garrafas (200 vinhos de origem francesa e 600 do restante do mundo). Mas o coração da "cidade" fica no segundo andar. Com cerca de 3.000 m², é um espaço de visitação livre, onde você pode fazer seu percurso em 19 espaços temáticos e sensoriais que falam sobre a cultura do vinho. O passeio termina no oitavo andar, onde você pode degustar vinhos e apreciar a cidade de Bordeaux com uma vista de 360º. Além desses espaços, no sétimo andar, há um restaurante panorâmico e, no térreo, um bar e uma lojinha. O ingresso custa 20 euros e inclui a degustação de uma taça de vinho. Mais informações aqui no site oficial.

La Cité du Vin - Foto: Site oficial

"Passei 4h lá e poderia ter passado mais", afirma Fernanda Vilar, brasileira que recentemente visitou o museu. Além disso, acrescenta: "Eu adoro a cidade. Ela está crescendo e se preparando para receber novos habitantes. Muitas pessoas optaram por viver lá. Há muitos jovens e muita gente nas ruas. As margens do rio foram revitalizadas e muita gente vai lá para tomar um drink ou fazer esporte. Há muitos espaços de convívio. Muitos restaurantes estão abrindo. Uma cidade em plena ascendência. Foi muito rica no século XVIII e suas construções são lindas. E todos os castelos e vinhedos tão próximos, assim como o mar, fazem da cidade um lugar demais", destaca Fernanda, que já esteve duas vezes em Bordeaux, uma em abril deste ano e a outra em março de 2012, e pôde ver como a cidade mudou nos últimos anos.

Mas e a cena LGBT?

Bordeaux Pride 2016 - Foto: Site oficial

Bordeaux é também um dos principais destinos de turismo gay na França! Os principais bares, discotecas e restaurantes voltados ao público LGBT ou friendly estão situados no bairro de Saint Pierre, centro histórico da cidade. Um dos locais mais famosos é o Le Trou Duck Pub, bar gay mais antigo em funcionamento na cidade, aberto em 2005. Para as meninas, o point é o LS Café. E quem procura uma balada, a discoteca mais conhecida é a Stereo Klub. Nesta página do site Daily Xtra Travel, você encontrará outras informações da cidade e dos estabelecimentos voltados ao público LGBT.

Outra fonte de informação dos locais LGBT de Bordeaux é esta página do site oficial da Parada do Orgulho LGBT, que, aliás, acontece sempre no mês de junho. Este ano será no dia 17! A programação oficial ainda não saiu, mas você pode acompanhar pela página no Facebook ou no site oficial.

Além disso, para quem curte cinema, há o Cinémarges Club, cineclube que defende um cinema independente que mostre experiências de minorias e abra espaços de transgressão de gêneros e formas. Antes, era um festival de cinema LGBT anual, mas, desde 2016, as projeções de filmes agora acontecem todos os meses! E sempre com debates com uma pessoa convidada, como o diretor, uma crítica de cinema ou um universitário. Para ficar ligadx na programação, é só acessar a página oficial do Cinémarges no Facebook.

Cinémarges Club - Desenho de Delphine Delas - Facebook Oficial

E se você quiser fazer uma visita guiada passando pelos locais importantes para a comunidade gay, lésbica e trans de Bordeaux e aprender mais da história LGBT da cidade, há um guia que oferece esse serviço! Segundo a descrição, trata-se de "um formidável passeio pela história cultural que aborda as roupas e as músicas, os lugares de paquera e prostituição, homofobia e leis, escritores e políticos, militares e garotos de programa, pintores e drag queens, as associações e a Parada do Orgulho LGBT, a imprensa e os bares, os amores e os escândalos que moldaram a comunidade lésbica, gay, bi e trans de Bordeaux do século XII ao século XXI, da Place Gambetta à Place de Quinconces, passando pelos bairros Saint Pierre e Saint Eloi". O passeio dura cerca de 3 horas e custa 15 euros! Mais informações aqui nesta página

E se você quiser descobrir outros atrativos de Bordeaux, recomendo o site oficial de turismo da cidade, aqui neste link, disponível em português! Et bon voyage! ;)

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook