8 lugares interessantes de cada cidade de Sense8: Cidade do México

A nova temporada de Sense8 será finalmente lançada no dia 5 de maio, para a grande alegria de todos os fãs! E enquanto a data não chega, hoje se inicia uma série de posts sobre as cidades da primeira temporada! Serão apresentados 8 lugares interessantes de cada uma! E para começar, a vibrante e espetacular Cidade do México, terra do nosso querido Lito! <3 <3 <3

Cidade do México

Zócalo - Imagem: Abertura de Sense8

1) Zócalo:
Com uma imponente bandeira mexicana em seu centro, a Plaza de la Constitución, mais conhecida como Zócalo, é a principal praça da Cidade do México. Localizada no centro histórico, é lá que seus moradores se reúnem para diversas atividades culturais, celebrações e manifestações. É também um dos principais pontos turísticos da cidade, pois ali estão o Palácio Nacional, onde estão os incríveis murais de Diego Rivera, e a Catedral Metropolitana, uma das mais antigas do continente americano e que tem afundado cerca de 7 cm a cada ano devido ao seu peso e ao terreno arenoso. Ah, tem também o Templo Mayor, zona arqueológica onde estava um dos principais templos astecas.

Teotihuacán - Imagem: Abertura de Sense8

2) Teotihuacán: 
Falando em sitio arqueológico, este é um dos mais impressionantes! Não fica de fato na Cidade do México, mas está bem perto, a cerca de 50 quilômetros de distância. Conhecido também como a "Cidade dos Deuses", seus dois maiores templos são a imponente Pirâmide do Sol, terceira maior do mundo, com 65 metros de altura e 243 degraus, e a Pirâmide da Lua, cercada por várias outras construções interessantes. É realmente uma experiência única visitar esse local repleto de história e misticismo.

Xochimilco - Foto: Tiago Elídio

3) Xochimilco:
Esse bairro da cidade é famoso por seus canais, muito populares principalmente nos finais de semana e feriados, pois muitas famílias, jovens e turistas alugam barcos para passear, celebrar datas especiais ou simplesmente ter um momento de lazer. Esses barcos típicos, supercoloridos, são chamados de trajineras. Neles você também vai encontrar os famosos mariachis, grupos de música popular mexicana, e pessoas vendendo comida e bebida. Outra experiência única!

Museu Frida Kahlo - Foto: Tiago Elídio

4) Museu Frida Kahlo:
Não dá para falar do México sem falar de Frida Kahlo, que já virou um ícone do país. Frida foi uma mulher de personalidade forte com uma história de vida incrível, embora muitas vezes dolorida. Este museu, seu antigo lar, conhecido também como a Casa Azul, foi onde ela nasceu e morreu, e onde ela e Diego Rivera viveram entre 1929 e 1954. Nele você vai poder conhecer um pouco mais sobre sua vida e sua obra. Destaque também para o belo jardim da casa, que está localizado no tranquilo bairro de Coyoacán. Mas como se trata da Frida, o local está sempre cheio.

Anjo da Independência - Imagem: Abertura de Sense8

5) Anjo da Independência: 
Localizado no Paseo de la Reforma, o Ángel é um monumento que foi erguido em 1910 em comemoração ao centenário da Guerra da Independência do México. Fica bem ao lado da Zona Rosa, área que concentra os principais bares e baladas voltados ao público LGBT, embora a região tenha nos últimos anos perdido espaço para outros bairros da moda, como Condesa e Roma. Mas, em todo o caso, vale a pena dar uma passada para conhecer o Anjo e depois ir curtir a ainda superanimada noite da região.

Vista da Cidade do México na Torre Latinoamericana - Foto: Tiago Elídio

6) Torre Latinoamericana:
Inaugurado em 1956 e com 44 andares, foi o primeiro arranha-céu do México, sendo considerado por vários anos o prédio mais alto do país e da América Latina. A Torre ganhou prestígio em todo o mundo quando resistiu a um forte terremoto em 1957, de 7,7 graus na escala Richter, devido à sua construção resistente com estrutura de aço e estacas profundas, necessárias devido à frequência de terremotos na Cidade do México e pelo seu solo lamacento. Também resistiu ao terremoto de 1985, de magnitude 8,1, que destruiu grande parte da cidade e matou milhares de pessoas. Portanto, pode confiar e subir até o último andar para apreciar o imenso horizonte da capital mexicana. Ah, ali de cima dá pra ver também (bem de perto), o Palacio de Bellas Artes, outro marco arquitetônico da cidade.

Lito e Nomi no Museu Diego Rivera Anahuacalli - Imagem: Sense8

7) Museu Diego Rivera Anahuacalli:
Foi aqui que rolou aquela bela cena entre Lito e Nomi. E é aqui que estão 50 mil peças de arte pré-hispânica que Diego colecionou ao longo de sua vida. Ele e Frida queriam deixar um legado ao povo mexicano, devolvendo uma parte de sua cultura, uma herança artística de seus ancestrais. Além disso, o museu se destaca também por sua arquitetura. Projetado por Diego, imita um templo pré-colombino considerado a "casa dos deuses". Além disso, foi feito com pedra vulcânica do próprio terreno sobre o qual está construído. É, sem dúvida, um lugar cheio de energia. Não foi à toa que escolheram esse local para a emocionante cena.

Dança dos Homens Voadores no Parque de Chapultepec - Imagem: Abertura de Sense8

8) Parque de Chapultepec:
Com mais de 600 hectares de espaços naturais, como colinas, bosques e lagos, o Parque de Chapultepec também inclui várias atrações imperdíveis, como o Castelo de Chapultepec, que atualmente abriga o Museu Nacional de História, e o Museu Nacional de Antropologia, que traça um panorama de cada civilização da história e cultura mexicana. Para quem gosta de arte, há o Museu de Arte Moderna e o Museu Rufino Tamayo, de arte contemporânea. Além disso, ao caminhar pelo parque, você vai se deparar com várias surpresas, como adoráveis esquilos e a Dança dos Homens Voadores, ritual de origem indígena em que quatro homens ficam pendurados de cabeça para baixo por cordas amarradas em um poste de 30 metros. Representam a terra, o vento, o fogo e a água, voando ao redor do sol, em louvação à felicidade e à fertilidade. Interessante, né?

Famosos crânios mexicanos do Día de los Muertos - Imagem: Abertura de Sense8

O México é, sem dúvida, um destino interesantississíssimo, como diria nosso querido Chaves. Se eu pudesse, viajaria todos os anos para lá! <3 E a Cidade do México é um bom ponto de partida! ;)

Nos próximos posts, outros lugares interessantes das cidades de Sense8! Não perca! :D

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook