Milão, destino gay-friendly no norte da Itália

A Itália é, sem dúvida, um dos principais destinos turísticos da Europa. Entre as cidades preferidas, estão Roma, Veneza e Florença. Milão, por sua vez, fica em segundo plano, eclipsada pelas outras. No entanto, a cidade tem muitas atrações a oferecer, inclusive para o público LGBT.

A capital da Lombardia é conhecida internacionalmente pela moda e pelo design. Se você andar pelo centro da cidade, vai se deparar com muita gente elegante e fashion circulando pelas ruas. Os estilos são bem variados, mas todos são sempre impecáveis! É por ali, aliás, que fica o Quadrilátero da Moda, quatro ruas com as lojas de alta costura mais famosas do mundo, como Gucci, Valentino, Prada, Versace e muitas outras. Tudo muito chique e elegante e com muito glamour! Lá também estão algumas importantes lojas de design, além de hotéis e restaurantes sofisticados. Luxo e ostentação definem! Se você quiser dar uma olhadinha, é só se dirigir à Via Montenapoleone e começar o seu passeio! ;)

Duomo di Milano vista do Museo del Novecento - Foto: Tiago Elídio

Mas se você não se importa com essas coisas, ali pelo centro também estão outros pontos importantes da cidade, como a majestosa catedral, o Duomo di Milano, uma das mais famosas e complexas construções em estilo gótico da Europa. É realmente impressionante! E se você gosta de arte, bem ali ao lado, a apenas alguns passos, estão o Museo del Novecento, dedicado a obras do século XX, principalmente a dos futuristas italianos, e o Palazzo Reale, que sempre apresenta exposições interessantes, como a que está em cartaz atualmente sobre o artista norte-americano Keith Haring.

Para quem ainda não conhece, Keith Hering foi um dos mais importantes artistas da segunda metade do século XX. Abertamente homossexual, sua arte reflete a cultura nova-iorquina dos anos 80 e é percebida como uma expressão de uma contracultura social e politicamente envolvida nas questões do seu próprio tempo (e muitas ainda do nosso), como drogas, racismo, Aids, ameaça nuclear, alienação da juventude, discriminação contra as minorias, arrogância do poder... Tudo isto fez Haring se tornar um ícone do artista-ativista global. Infelizmente, foi uma das vítimas da Aids, morrendo precocemente aos 31 anos. No entanto, antes de falecer, foi um forte ativista da conscientização sobre a doença, abordando-a em suas obras. Portanto, se passar por Milão até 18 de junho, vale a pena conferir!

Silêncio = Morte - Keith Haring (1989)

Outro ponto interessante da cidade é o bairro dos canais (sim, Milão também tem seus canais!), conhecido como Navigli. A área foi revitalizada recentemente e hoje é um dos points da galera alternativa e descolada. Lá você vai encontrar feirinhas, mercadinhos, galerias de arte, lojas de artesanato, livrarias, bares e restaurantes. A noite nessa região é bem animada. Tudo começa por volta das 19h, horário do Aperitivo, um happy hour com um bufê de aperitivos, típica tradição milanesa que também foi difundida para outras partes da Itália. Basta tomar algum drink e aproveitar a bela comida italiana! :) 

Além disso, alguns outros destaques imperdíveis da cidade são: o Castello Sforzesco, a Galleria Vittorio Emanuele II, a Pinacoteca di Brera, o Teatro alla Scala, "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci e a Fondazione Prada. Para se informar melhor sobre estas e outras atrações, acesse aqui o site oficial de turismo de Milão, que tem também a programação de tudo o que está rolando por lá. Também recomendo o blog Milão nas Mãos, todo em português!

E a cena LGBT de Milão?

Devido à presença muito forte e muito próxima da Igreja Católica, a Itália foi um dos últimos países da Europa ocidental a legalizar a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o que ocorreu apenas no ano passado, com forte resistência de grupos conservadores. Em consequência, alguns direitos, como a adoção, ficaram de fora da lei. No entanto, Milão, por ser um lugar mais cosmopolita e ligado à moda, ao design e às artes, é uma cidade mais aberta e LGBT-friendly.

Manifestação pela união civil homossexual em Milão - Foto: Getty Images/Panorama.it

Entre os destaques de lugares LGBT, temos:

Mono: decorado com móveis retrôs, esse bar localizado na região de Porta Venezia é um bom lugar para fazer o aperitivo milanês e também o esquenta antes de curtir uma night!

Leccomilano: outro bar ideal para o aperitivo e drinks antes da balada! Localizado na Via Lecco, daí o nome!

Lelephant: mais uma boa opção para o aperitivo na região de Porta Venezia, também com um mobiliário mais alternativo. O destaque aqui são as noites de quinta-feira, quando rola o tradicional bingay (bingo+gay)! Parece divertido, não é mesmo? E como dizem, sorte no jogo, azar no amor... ou vice-versa! ;)

Aperitivo do Lelephant - Foto: Facebook oficial

Blanco: este é bom para qualquer momento do dia, pois está aberto desde o café da manhã. Tem um estilo mais moderno e todo branco, como o próprio nome já sugere. Segundo dizem em sua descrição no Facebook, "o branco é a essência da pureza, a cor privada de cada impureza, mas complementar às cores infinitas da vida". Chique e elegante... como Milão!

E para as pessoas que o que querem mesmo é festa, aí vão algumas dicas:

La Boum: essa festa rola às sextas, toca música pop e tem show de drags! Parece bem animada!

q|LAB: também às sextas com dois ambientes para você dançar e encontrar gente bonita!

Vogue Ambition (na discoteca Amnesia): mais uma opção para a sua noite de sexta! Aqui você vai encontrar música pop e dance e muito estilo!

Glitter (no Club747): essa é uma das boas para o sábado à noite, com pop e indie.

Plastic: este é um dos ambientes LGBT mais tradicionais de Milão, há mais de 25 anos agitando as noites do fim de semana! O dia mais concorrido, obviamente, é o sábado. E vale mencionar que é um local superchique e com seleção na porta! Portanto, se você não estiver adequado, bye bye! Além disso, é este o lugar onde a galera famosa vai. Já passaram por lá Madonna, Elton John, Andy Warhol, Freddie Mercury, Keith Haring, e muitos outros...

Plastic - Imagem: Facebook oficial

Karma: esta discoteca, que é também um restaurante, tem quatro ambientes de música, indo de house e música latina a revival e R&B. O dia mais frequentado por LGBT era o domingo, com a festa Join the Gap, mas há pouco tempo a festa se dividiu em duas, uma passou aos sábados, a Wonder, e outra continuou aos domingos, mas em outro local, o Club Haus 80's (vide abaixo). As duas são organizadas pela ArciGay Milano, associação italiana que luta pelos direitos LGBT.

La Domenica
(no Club Haus 80's): está é a festa de domingo, para terminar a semana com estilo com shows de drags, gogo boys, games e música!

La Domenica - Imagem: Facebook oficial

Como você pode ver, evento LGBT é o que não falta em Milão! Para conferir mais detalhes de cada um desses lugares, é só entrar em suas páginas no Facebook (clicando em cima do nome). Também recomendo esta página do site A Place in Milan, com informações bem atualizadas, e o site Daily Xtra Travel.

Mas calma que ainda não acabou!! Falta falar da Parada do Orgulho LGBT, que este ano será no dia 24 de junho. A programação oficial ainda não saiu, mas é só ficar de olho aqui no site oficial.

Em junho também rola o Festival Mix Milano di Cinema GayLesbico e Queer Culture, entre os dias 15 e 18 de junho, apresentando os filmes mais recentes com temática lgbtq!

Ah, e vale mencionar também que Milão vai abrir seu primeiro abrigo temporário para jovens vítimas de homofobia e transfobia. Um lugar onde lésbicas, gays, bissexuais e transexuais que foram discriminados pela família vão poder se refugiar e viver por alguns meses. O projeto, iniciado ano passado pela administração de Giuliano Pisapia, ex-prefeito milanês, faz parte do plano de conversão de propriedades que eram da máfia e foram apreendidas pelo governo italiano. Para quem não sabe, estão em curso, na Itália, operações que confiscam bens que estavam em nome de mafiosos. Depois disso, as propriedades são utilizadas para projetos sociais, como este do abrigo. Bela iniciativa!

E se você quiser saber mais sobre a Itália, confira também este post sobre Veneza!

Arrivederci!

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook