8 lugares interessantes de cada cidade de Sense8: São Francisco

Para nossa alegria, Sense8 volta finalmente no dia 5 de maio! E enquanto a data não chega, estamos apresentando 8 lugares interessantes de cada cidade da primeira temporada! Hoje é a vez de São Francisco, cidade das divas Nomi e Amanita! <3

São Francisco

Golden Gate - Imagem: Abertura de Sense8

1) Golden Gate:
Com 2,7 km de extensão, esta ponte é o maior ícone de São Francisco (e também um dos maiores dos EUA). Sem dúvida nenhuma, vale a pena você cruzá-la. E uma das formas que você pode fazer isso é de bicicleta, embora o tráfego de ciclistas seja constante. Sem falar do frio na barriga que você vai sentir, pois a vista da baía lá de cima é impressionante e te deixa superimpactado. Mas, coragem, não dá pra ir a São Francisco e não passar pela ponte. E indo de bike, você chega até a cidade de Salsalito, depois retorna de balsa! De qualquer forma, esteja preparado fisicamente para essa aventura! ;)

Castro - Imagem: Abertura de Sense8

2) Castro:
Este bairro é outro ícone da cidade, pois foi onde se formou uma das primeiras comunidades LGBT do mundo! Tudo começou na década de 70, quando surgiram os primeiros bares gays, como o Twin Peaks, e o ativismo começou a ficar mais forte. Foi nessa época que Harvey Milk, ativista e morador do bairro, foi o primeiro homem abertamente gay a ser eleito a um cargo público na Califórnia. Mas, infelizmente, foi assassinado onze meses depois. Para quem quiser conhecer melhor essa história, é só assistir ao filme Milk: A Voz da Igualdade, com Sean Penn e James Franco. Nos anos 80, com a chegada da AIDS, o bairro sofreu outro revés. Mas tudo isso acabou fortalecendo a comunidade, que seguiu forte e resistente, igual a imensa bandeira com as cores do arco-íris hasteada ali no centro do bairro. Não é à toa que Nomi e Amanita moravam lá! <3

Mission Dolores Park - Imagem: Cena de Sense8

3) Mission Dolores Park:
Este é um dos parques preferidos dos moradores de São Francisco, principalmente aos domingos, quando a galera se reúne para fazer um piquenique, tomar sol, ouvir música, ler, namorar, estar com os amigos ou com a família, enfim... Um ótimo local para curtir um momento superagradável e com uma bela vista da cidade!

Golden Gate Park - Imagem: Cena de Sense8

4) Golden Gate Park:
Este parque é gigantesco! Em forma de retângulo e com 4,12 km² de extensão, possui vários atrativos, como o Jardim Botânico de São Francisco, o Japanese Tea Garden (jardim japonês onde foi gravada uma cena de Sense8), o Conservatório de Flores (que abriga plantas raras e exóticas), a Academia de Ciências da Califórnia (museu de ciências naturais com mais de 20 milhões de espécimes), o De Young Museum (museu de belas artes com uma bela arquitetura). Ah, entre estes dois últimos, está o Music Concourse, espaço de música ao ar livre onde Nomi e Amanita estão se beijando na cena acima. Como você pode ver, o parque tem vários lugares a serem explorados, tudo depende dos seus interesses! ;)

Alcatraz - Foto: Tiago Elídio

5) Alcatraz:
Vista de São Francisco, ainda mais em dias com névoa, a ilha de Alcatraz já revela seu lado meio sombrio. Ali funcionou um presídio federal de segurança máxima entre 1934 e 1963, recebendo os detentos mais perigosos do país, como o mafioso Al Capone. Atualmente a ilha recebe muitos turistas curiosos para conhecer as instalações e saber mais sobre as histórias desse lugar. Como a ilha está cercada por água supergeladas, era difícil que presos fugissem dali. No entanto, muitos tentaram, vários morreram e alguns nunca tiveram seus corpos encontrados. Tem até uma história de que alguns desses desaparecidos conseguiram escapar e estão vivinhos da silva no Brasil! Vai saber, né?

Haight-Ashbury - Foto: Tiago Elídio

6) Haight-Ashbury:
Localizado em torno do cruzamento das ruas Haight e Ashbury, esse distrito de São Francisco é famoso por seu papel como centro difusor do movimento hippie na década de 60. Os jovens inconformados com a sociedade encontravam ali preços de moradia mais acessíveis e o local se tornou ideal para fazer a revolução com música, drogas e o amor livre, atraindo gente de todo os EUA. Uma de suas ilustres moradoras, por exemplo, foi Janis Joplin. Hoje a área ainda mantém o ar boêmio de antigamente e vários estabelecimentos mais independentes, com pequenas lojas de roupas e acessórios, como a Jammin On Haight e a Held Over, lojas de discos, como a famosa Amoeba Music, além de cafés, restaurantes e livrarias. Paz e amor!

Instalação "A Linguagem dos Pássaros" em North Beach - Foto: Tiago Elídio

7) North Beach:
O "embrião" do movimento hippie, e que acabou se confundindo com ele posteriormente, foi a geração beat. Eram artistas revolucionários que, no final da década de 50, início dos anos 60, levavam uma vida nômade e alternativa. Entre as obras mais conhecidas desse movimento estão o livro "On The Road - Pé na Estrada", de Jack Kerouac, e "Howl - Uivo", poema de Allen Ginsberg, que, por sinal, era homossexual. Para conhecer melhor a geração beat, recomendo, além da leitura dessas obras, os filmes Pé na Estrada e Versos de um Crime (esse com nosso querido ator de Harry Potter no papel de Ginsberg!). E entre os locais frequentados por essa galera estão a livraria City Lights e o Vesuvio Cafe, que ficam neste bairro, conhecido também por ser um reduto italiano. Para se aprofundar sobre os beats, tem também o Beat Museum. E não deixe de passar pela Jack Kerouac Alley, beco com vários pinturas nas paredes e poemas no chão. Ah, e ao andar pelas ruas do bairro você muito provavelmente vai se deparar com vários livros "voadores" em uma esquina. É a bela instalação "A Linguagem dos Pássaros", dos artistas Brian Goggin e Dorka Keehn. 

Vista para o Sutro Baths - Foto: Tiago Elídio

8) Sutro Baths:
No final do século XIX, era o maior complexo de piscinas fechadas do mundo, situado na beira de um penhasco. Mas, devido ao alto custo de manutenção, fechou em 1966. E meses depois, um incêndio destruiu o local. Hoje o que restam são as ruínas. Antes de chegar ali, vale começar o trajeto pela Ocean Beach, para apreciar o Pacífico, depois passar pela Câmera Obscura e então observar do alto a vista do Sutro Baths (ali também já foi gravada cena do seriado gay Looking!). Por fim, você pode seguir uma trilha no parque Golden Gate National Recreation Area, de onde também terá uma boa visão da Golden Gate!

Castro - Imagem: Abertura de Sense8

São Francisco é, portanto, uma cidade incrível, com uma atmosfera muito interessante e agradável, além de pessoas simpáticas e tranquilas, com um ritmo de vida mais desacelerado. Vale muito a pena conhecer! <3

E não perca os próximos posts com outros lugares bacanas das cidades de Sense8! E se você ainda não viu, já tem o da Cidade do México! Confere aqui.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook