Confira os filmes com temática LGBT do Festival de Veneza 2017

Quem estiver por Veneza, na Itália, entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro, pode aproveitar para curtir o Festival de Cinema de Veneza. Nesta edição, 9 filmes estão concorrendo ao Queer Lyon, prêmio dado ao melhor longa com temática LGBT.

Marvin - Imagem: Divulgação

Marvin: estrelado pela diva Isabelle Huppert, a história deste filme francês de Anne Fontaine gira em torno de Martin Clément, nascido Marvin Bijou. O rapaz foge de casa e mais tarde conta a sua própria história através de uma peça teatral que é um sucesso. O filme pega emprestado o enredo central do romance de Édouard Louis, En finir avec Eddie Bellegueule (Acabar com Eddy Bellegueule, em sua versão portuguesa), que descreve a infância e a adolescência de um menino em uma cidadezinha, onde é segregado pelos moradores e até pela própria família quando se assume homossexual. Mas o longa leva a história além, acompanhando o personagem até os 23 anos. 

Il contagio - Imagem: Divulgação

Il contagio (O contágio, em tradução livre): filme italiano de Matteo Botrugno e Daniele Coluccini ambientado em um prédio na periferia de Roma, onde vivem Marcello, Chiara, Mauro, Simona e o líder local, Carmine. E também chega a esse cenário de humanidade permanentemente perturbada o professor Walter, escritor eminentemente burguês que tem um caso com Marcello, fisiculturista inseguro de sua própria sexualidade. Somente Mauro, um traficante de drogas friamente ambicioso, parece querer que as coisas mudem quando a corrupção e todos os poderes que estão por trás disso chegam ao bairro. O filme é um afresco da Roma contemporânea.

Martyr - Imagem: Divulgação

Martyr (Mártir, em tradução livre): este longa libanês de Mazen Khaled se passa em Beirute, onde rapazes mergulham perigosamente no mar como parte de um rito de iniciação. A morte trágica de um jovem faz com que seus amigos tenham que lidar com a perda e participar dos rituais e das cerimônias de sua comunidade, o que expõe os cismas da cidade e as linhas divisórias de sua sociedade.

Una famiglia - Imagem: Divulgação

Una famiglia (Uma família, em tradução livre): neste filme italiano de Sebastiano Riso, temos a história de Vincent e Maria. Ambos cortaram relações com suas famílias e juntos levam uma vida isolada em Roma, lugar ideal para aqueles que querem viver longe de olhos curiosos. No entanto, para um olhar mais atento, este cotidiano de uma aparente vida normal revela um terrível projeto trazido por ele com lúcida determinação e aceito por ela por seu amor incondicional: ajudar casais que não conseguem ter filhos, com barriga de aluguel. Em dado momento, seguindo seu instinto que diz que esta será última última gravidez, Maria decide que é a hora justamente de formar uma verdadeira família. Esta escolha leva a uma consequência inevitável: a revolta de Vincent, o homem de sua vida.

Les garçons sauvages - Imagem: Divulgação

Les garçons sauvages (Os rapazes selvagens, em tradução livre): neste filme francês de Bertrand Mandico, ambientado no início do século XX, cinco adolescentes, oriundos de famílias estruturadas, acabam cometendo um crime brutal. E, ao serem capturados por um policial com métodos duros, realizam um motim e partem para uma ilha selvagem em busca de abrigo. Lá, as noções de prazer são dadas a partir de uma vegetação fantástica e, com o tempo, experimentam novas sensações, aceitando a ideia de transformação como uma forma de erotismo.

Three Billboards Outside Ebbing, Missouri - Imagem: Divulgação

Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (Três outdoors na entrada de Ebbing, Missouri, em tradução livre): dirigido por Martin McDonagh, este drama sombriamente cômico traz a história de uma mãe frustrada que enfrenta a polícia local colocando três outdoors na entrada da cidade para chamar a atenção para a falta de avanços na busca pelo assassino de sua filha. 

Ammore e malavita - Imagem: Divulgação

Ammore e malavita (O amor e o submundo, em tradução livre): neste musical italiano de Manetti Bros, ambientado em Nápoles, temos como protagonistas Ciro, um temido assassino, e Fatima, enfermeira sonhadora. Dois mundos aparentemente distantes, mas destinados a se encontrarem novamente. Uma noite, Fatima está no lugar errado na hora errada. E Ciro tem a tarefa de se livrar dessa mulher que viu demais. Mas as coisas não saem como planejadas. Cara a cara, os dois se reconhecem e redescobrem a história de amor que viveram na adolescência. Ciro só pode fazer uma coisa: trair e matar seus chefes antes que estes matem o casal. É assim que começa uma luta de vale-tudo, entre música e ação, amor e balas, nas vielas napolitanas.

The Prince and the Dybbuk - Imagem: Divulgação

The Prince and the Dybbuk (O Príncipe e o Dybbuk, em tradução livre): esta coprodução Polônia-Alemanha de Elwira Niewiera e Piotr Rosołowski é um documentário sobre Mosze Waks. Nascido em uma família pobre em uma cidadezinha judaica na Ucrânia, morreu em Madri como o Príncipe Michael Waszyński, produtor de filmes de Hollywood e aristocrata polonês no exílio. Ao longo de sua colorida vida, auxilia o diretor Friedrich Murnau com o filme "Nosferatu", enfurece o ministro de propaganda nazista, Joseph Goebbels, com seu filme "O Dybbuk", e produz o filme mais caro da história do cinema, "A Queda do Império Romano". Aqueles que tiveram a oportunidade de cruzar com ele, lembram-se dele como um aristocrata, um amante do luxo, um mentiroso, o judeu errante, o homossexual assumido e o marido de uma condessa italiana. Tudo isso em uma única pessoa.

Team Hurricane - Imagem: Divulgação

Team Hurricane (Equipe Furacão, em tradução livre): esta produção dinamarquesa, dirigida por Annika Berg, traz oito meninas adolescentes héteros e lésbicas que não dão a mínima para nenhuma convenção social e levam suas vidas ao extremo, fazendo tudo o que querem e sem limitações. O filme mistura elementos ficcionais altamente estilizados com material documentais: solidão, pussy-power, Kawaii, verde fluorescente, hentai, grafite, vibradores, amizade, ursos de pelúcia, cara de vadia em repouso (resting bitch face), arte, fogo, medo, chiclete, mãe e pai, anorexia, cactos, piercings caseiros, arte de unha, cerejas, corte, golfinhos, Lolita, diários secretos e sonhar acordado. Garotas radicais em um mundo comum.


Para consultar os dias e horários, é só acessar aqui a página oficial. E além de assistir aos filmes, você também pode dar um close na Festa de Abertura do Queer Lion, com entrada grátis e sem consumação mínima! Será na sexta, 1º de setembro, às 23h, no Nicelli Resturant, via Morandi 9, Lido di Venezia. Para se se informar direitinho sobre como chegar, aqui está o link. Divirta-se! ;)

Festa de abertura de 2016 - Imagem: Site oficial

Confira também o post: Viagem cinematográfica: Veneza em Morte em Veneza

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook